Entenda as consequências de não pagar o cartão de crédito!

Boa parte dos brasileiros não sabe exatamente o que acontece se não pagar o cartão de crédito, e esse é um dos principais motivos para que ele represente a maior dívida entre os inadimplentes do país. Entender quais são as consequências do atraso do pagamento desse serviço é essencial para não cair em armadilhas que prejudicarão a sua saúde financeira.

Primeiramente, é vital entender que ele em si não é um vilão em todos os casos, mas que para utilizá-lo, é preciso dispor de um bom controle de gastos e ter um planejamento financeiro concreto e em ação.

Existem vantagens e desvantagens de se usar um cartão de crédito, mas em geral, as pessoas o enxergam como uma extensão de sua própria renda – o que na realidade, não poderia estar mais errado.

não pagar a dívida do cartão de crédito - notas de real

Especialistas recomendam que o total de dívidas mensais de uma pessoa não ultrapasse 30% de sua renda, e nisso também está inclusa a modalidade. Todavia, é comum observar que essa média é excedida (e muito) entre a população.

Impacto da dívida do cartão de crédito no Brasil

Segundo o último Mapa da Inadimplência (outubro de 2021), o número de inadimplentes chegou a 63,4 milhões de pessoas, sendo que a principal fonte de endividamento é o cartão de crédito, representando 28,7% do total.

Ele é o produto mais caro do mercado, sendo que os juros cobrados pelas instituições brasileiras nessa atividade são um dos mais elevados do mundo.

No mesmo mês da referência anterior, sua solicitação alcançou o maior valor da série histórica do Banco Central, sendo destinados R$ 21,6 bilhões ao rotativo de cartão de crédito. Para se ter uma ideia, esse valor é 29,9% superior ao do mesmo mês de 2019 e chegou a 343,55% ao ano. É a maior alta desde 2017, bem acima da média das demais operações financeiras (23,21%, de acordo com BC).

Por que é tão ruim não pagar o cartão de crédito?

Basicamente, por ser um serviço pré-aprovado (que não tem uma análise tão minuciosa do histórico de pagamentos do cliente), os bancos entendem que o risco de concessão é alto e colocam juros elevados para garantir o retorno do investimento.

Ainda assim, as taxas são exorbitantes, como apontamos anteriormente.

Quando somente um valor é parcelado, há a incidência de: 

  • Até 2% de mora, pago a partir de um dia de atraso e não cumulativa;
  • Juros de mora, que pode chegar até 1% ao mês;
  • Juros do rotativo, que variam de acordo com cada instituição, mas que podem chegar a mais de 20% ao mês;

Isso posto, imagine que você não conseguiu pagar uma porcentagem da sua fatura do cartão de crédito. No mês seguinte, você terá que ter em mente os valores atualizados segundo os valores acima, acrescidos das demais parcelas que você já tinha se comprometido com o banco.

dívida no cartão de crédito - pessoa consulta cartão para pagamento no celular

Normalmente, as pessoas não têm o valor total para quitar o valor estipulado no próximo mês, e voltam a pagar o mínimo ou uma parte. Com isso, cria-se uma verdadeira bola de neve, onde não se consegue arcar com todas as obrigações do mês.

Quais as consequências de não pagar o cartão de crédito?

Uma vez que a dívida está ativa, é possível que o banco (e/ou o mercado financeiro) suspenda seu acesso aos produtos financeiros, como empréstimos pessoais, financiamentos ou novos cartões de crédito até que a dívida esteja ativa.

Por outro lado, talvez a pior e mais recorrente consequência, é a inclusão nos órgãos de proteção ao crédito (como SPC ou Serasa).

Quando isso acontece, o CPF do devedor fica negativado e além das consequências acima, a pontuação do Score fica baixa, criando um histórico de pagamentos ruim e que só poderá ser revisto ao longo do tempo, quando o indivíduo se provar um bom pagador novamente.

Para evitar que esse tipo de constrangimento aconteça, é importante resolver suas dívidas o quanto antes.

Como resolver a minha dívida do cartão de crédito?

Existem algumas alternativas, como contatar o banco e substituir a sua dívida por outra mais vantajosa. Porém, é comum que os endividados encontrem dificuldades de negociação ou que não consigam discernir a melhor alternativa para o próprio caso.

Sendo assim, na maior parte das vezes, a melhor solução é procurar uma empresa especializada em revisão contratual. Embora seja absurdo, é um hábito das financiadoras estabelecer juros abusivos (além do aceitável estabelecido pelo Banco Central) e fazer cobranças impróprias.

A Novo Ideal Consultoria já ajudou diversas pessoas a se livrarem da dívida do cartão de crédito de uma vez por todas, com descontos de até 70% no valor total!

Se você entrou no rotativo do cartão de crédito, não hesite em nos procurar: nós avaliaremos o seu caso com toda a atenção e cuidado, para juntos chegarmos a melhor solução possível, trazendo tranquilidade para os seus dias.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!