9 dicas para quem tem orçamento apertado fazer o dinheiro render!

Quem tem orçamento apertado e “ganha pouco”, costuma não achar possível administrar bem as finanças – quanto mais guardar dinheiro para alcançar seus sonhos. No entanto, isso não passa de crença e desinformação. Com algumas atitudes, é viável, sim, não só ficar no saldo positivo todos os meses, como também ter condições de adquirir os bens que deseja.
Nós sabemos que os tempos não estão fáceis para ninguém – a inflação no país está altíssima e com o agravamento da crise econômica, muitas pessoas perderam o emprego. É difícil arcar com tantos boletos: água, luz, gás e telefone são algumas despesas que não esperam a situação melhorar e são essenciais para a manutenção de um lar.
No entanto, se você tem ao menos uma pessoa trabalhando na sua casa, saiba que você pode contornar a situação ou mesmo buscar alternativas melhores para aumentar a renda.
Confira as 9 dicas que a Novo Ideal Consultoria preparou para você e entenda como fazer seu dinheiro render mais a cada dia.

9 dicas para quem tem orçamento apertado

Com alguns ajustes aqui e ali, você e sua família podem ter uma vida muito mais confortável. Entenda como outras pessoas conseguem gerir (muito) bem um salário baixo, criando oportunidades e se ajustando conforme o cenário.

1. Entenda tudo o que acontece na sua vida financeira

O pior erro de quem ganha pouco é o descontrole, e ele só acontece porque as pessoas não têm ideia de como estão suas finanças em termos práticos.
Pense na sua vida como uma empresa: se você não souber o quanto entra de dinheiro no caixa e o quanto sai, como você poderá prever o montante destinado às dívidas, aos investimentos e possivelmente, aos lucros?
Logo, o primeiro passo é listar absolutamente tudo o que entra e sai da sua conta e valores gerais que você manipula. Para isso, os aplicativos de finanças são uma verdadeira facilidade: eles computam com facilidade os dados, estão sempre à mão e organizam os gastos em categoria, deixando a visualização muito melhor.
Só assim você conseguirá fazer um bom planejamento financeiro, listando suas prioridades e metas.

2. Faça um bom controle de gastos

A partir do momento em que as informações estão claras e acessíveis, chega a hora de começar a fazer um controle de gastos bem efetivo.
Não existe segredo ou mágica: todas as pessoas que ganham pouco e são bem sucedidas financeiramente conseguem esse feito através da disciplina e foco em fazer as coisas acontecerem.
Uma vez que você deseja alcançar objetivos maiores, é preciso ter em mente que só conseguirá por meio de empenho, entendendo o que é necessário, o que é supérfluo e tomando boas decisões.

3. Planeje quitar suas dívidas

Caso você faça parte da enorme parcela de endividados do país, saiba que a melhor alternativa é buscar a quitação de seus débitos.
Os juros cobrados no Brasil (sobretudo no cartão de crédito) estão entre os maiores do mundo, então a inadimplência só causa mais prejuízos aos devedores, se arrastando por muito mais tempo.
Além de evitar o custo adicional (que pode até triplicar o valor inicial devido), estar livre de pendências traz muito mais tranquilidade ao dia a dia e representa uma grande diferença para quem precisa aproveitar tudo o que for possível do salário.

4. Cuidado com o cartão de crédito

Conforme dissemos, a modalidade pode se tornar uma vilã perigosa, se não administrado com cuidado. Há vantagens e desvantagens em se usar o cartão de crédito, mas ele não pode ser visto como uma extensão da própria renda, e sim como um empréstimo, que precisa ser pago o quanto antes.
A nossa sugestão para quem tem o orçamento apertado é usar o serviço somente em casos de força maior, onde a única alternativa é parcelar a compra. Idealmente, a melhor opção é sempre juntar o valor do que se deseja adquirir.

5. Minimize ou elimine os gastos supérfluos

Quando fizer o controle de gastos, aliando-o ao planejamento financeiro, ficará evidente o que realmente é essencial ou não. Portanto, cuide para que os valores destinados à entretenimento e itens pessoais não seja algo prejudicial.
Aliás, leia nosso também nosso artigo sobre compra por impulso e aprenda técnicas para evitar pequenos gastos extras que, se somados, podem causar prejuízos no orçamento do mês.

6. Pesquise bem antes de comprar

Saiba que nem as pessoas mais ricas saem comprando tudo sem distinção e pechinchar por opções com um bom custo benefício.
pesquisa de preços para quem tem orçamento apertado
Essa dica é essencial: faça sempre o comparativo entre lojas físicas e virtuais, buscando alternativas mais interessantes. A economia, por mais mínima que seja, faz diferença ao longo do tempo e em termos de quantidade!

7. Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência é, basicamente, uma soma acumulada e que traz segurança para momentos difíceis ou contratempos.
Ela se diferencia da poupança ou dos investimentos porque sempre estará lá e não deve sofrer retiradas, senão para casos de contratempos. Esse recurso é de extrema importância, pois faz com que uma pessoa não tome medidas drásticas e caia em armadilhas, como juros abusivos dos produtos bancários.

8. Invista o que for possível

Após criar sua reserva de emergência, por que não começar a investir? Não importa quanto sobra por mês, existem aplicações muito seguras, que demandam pouquíssimo investimento inicial e que rendem um bom valor a longo prazo. Esqueça a poupança, guardar o dinheiro embaixo do colchão ou dentro do cofrinho: faça ele render mais e veja os frutos aparecerem no futuro.

9. Estude o básico sobre finanças

Conhecimento é sempre bom, ainda mais quando estamos falando de um assunto que impacta diretamente no nosso bem estar.
Desse modo, não é preciso saber absolutamente tudo sobre a área financeira, mas entender como tomar melhores decisões e em como esse universo funciona fará toda a diferença daqui em diante.
E como nós nos preocupamos com a tranquilidade e orientação dos brasileiros nesse sentido, trazemos constantemente as melhores dicas financeiras para quem nos segue. Não deixe de conferir! 😊
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e percebido que, independentemente de ter um orçamento apertado, é possível ter paz e sonhar grande. São passos graduais, mas muito importantes para reverter situações complicadas e criar a vida que você merece – e pode ter.
Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!