Busca e apreensão na pandemia: saiba se houve mudanças no processo!

A busca e apreensão na pandemia passou a ser um assunto polêmico e confuso para muitas pessoas. Com mais de 12 milhões de brasileiros desempregados, principalmente em decorrência da crise sanitária e econômica que se instaurou, há quem tenha uma interpretação equivocada das regras e deveres na hora de pagar as parcelas um financiamento veicular, podendo gerar complicações.

Primeiramente, é válido fazermos uma passagem rápida sobre o que é a busca e apreensão de veículos.

Quando um carro, por exemplo, é financiado, o bem fica alienado. Isso significa que o próprio objeto é dado como garantia do pagamento das parcelas em contrato, como uma forma de a empresa credora certificar-se de que não haverá descumprimento do pagamento da dívida.

Portanto, o carro só passa a ser propriedade efetiva de quem optou pelo financiamento após a quitação do total devido.

Enquanto isso, se houver atraso de uma ou mais parcelas, o banco ou outra instituição financeira pode escolher por coletar o automóvel, a fim de evitar maiores prejuízos.

Se esse for o caso, entra em cena a busca e apreensão e o carro vai para uma garagem, onde posteriormente é retirado para ser leiloado. Assim, a empresa compensaria o valor restante da dívida.

Mediante a todas as dificuldades que a pandemia do novo coronavírus gerou, quem precisou escolher entre qual dívida pagar primeiro ficou na dúvida se o carro seria apreendido ou não em caso de inadimplência. Afinal, foram diversas as concessões estabelecidas por empresas de todos os setores da economia, entendendo as complicações financeiras vividas pela população.

A seguir, explicaremos como ficou essa questão e o porquê você deve continuar pagando suas parcelas em dia.

Como ficou a busca e apreensão na pandemia?

Ainda que em teoria sejam compreensíveis as dificuldades que os brasileiros enfrentaram e ainda enfrentam frente à crise, o processo de busca e apreensão por parte das financiadoras não cessou.

O questionamento sobre a validade ou não da medida na pandemia também pode ser originário do Projeto de Lei 2513/20 , que buscava a suspensão do ato devido às proporções causadas pela doença. No entanto, esse projeto não foi aprovado e por isso, não possui força de lei.

Paralelamente, existe uma crença de que somente com uma parcela em atraso, os credores não reclamam o bem ou o tomam de volta. E esse é outro mito!

Embora não seja comum a todas as companhias ou casos, há possibilidades que isso de fato ocorra, asseguradas pelo contrato firmado. Contar com a compreensão do setor financeiro, que se mantém de juros e lucratividade, não é exatamente algo seguro a se fazer, correto?

Logo, o ideal é sempre manter as parcelas do seu financiamento de veículo com o pagamento em dia, evitando quaisquer transtornos.

Caso isso pareça impossível, vale a pena dedicar-se a um bom planejamento financeiro, pois é somente através da análise de todo o cenário que você encontrará saídas viáveis para o seu caso.

Ou então, procurar alternativas para lidar com os juros, que normalmente são considerados abusivos!

Como evitar a busca e apreensão de veículos?

Conforme citamos, independentemente do motivo, seu carro pode ser tomado se você não pagar com as parcelas. Os juros também serão cobrados normalmente.

Contudo, é extremamente comum nos depararmos com contratos que cobram juros abusivos de seus clientes. Ou seja: taxas consideradas além do aceitável pelo mercado, lesando assim o consumidor.

Pouca gente sabe, mas existe um procedimento totalmente dentro dos parâmetros da lei, que é a revisão do contrato. Ela busca inconsistências nos valores acordados e os praticados pela empresa contratada, além de outras brechas que acabam por prejudicar quem financiou o automóvel.

Após a análise e constatação, a empresa é acionada para se retratar e reparar os danos causados ao cliente, sendo que muitas vezes o altíssimo valor das parcelas é o motivo o qual o pagamento não segue regular.

A Novo Ideal Consultoria já reuniu centenas de casos com contratos irregulares, gerando descontos na negociação de até 70%!

Desse modo, se você está com dificuldades em arcar com as parcelas, não hesite em nos procurar – investigaremos o seu caso com transparência e cuidado, evitando a busca e apreensão ou até mesmo, a prolongação do pagamento!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!