Cartão de Crédito: Índice de Inadimplência cresceu em relação ao ano de 2018

O cartão de crédito é uma ferramenta extremamente popular para compras. Hoje em dia, principalmente nos grandes centros, não são poucas as pessoas que elegeram esse método de pagamento como a primeira opção.
Um dos motivos dessa preferência está na facilidade. Com essa ferramenta, é extremamente prático fazer compras sem ter os recursos financeiros disponíveis no momento da aquisição. No entanto, ele também traz um problema recorrente na sociedade brasileira: a inadimplência.

Isso porque, ao fazerem compras no cartão de crédito, muitas pessoas não se preocupam em verificar o seu extrato ou saldo. O resultado? Acabam gastando mais do que deviam e, consequentemente, não conseguem honrar os seus compromissos mensais.

O que é o índice de inadimplência?
Cada vez que alguém realiza compras e deixa de pagar na data acordada, torna-se um consumidor inadimplente. E, para sair desse status, precisará quitar o valor em aberto (geralmente com a aplicação de algum tipo de taxa, multa e/ou juros). O índice de inadimplência nada mais é do que um cálculo sobre devedores dentro de uma determinada amostragem que, no caso do nosso País, é a própria população brasileira. Para o cálculo desse índice são considerados pagamentos atrasados entre 90 e 180 dias.

O índice de inadimplência aumentou consideravelmente no Brasil ao longo dos últimos meses O cenário atual de gastos com cartão de crédito reflete a dificuldade do brasileiro em lidar com o benefício do cartão de crédito. E essa não é uma exclusividade do ano atual, já que os números são alarmantes há algum tempo.

O País fechou 2018, por exemplo, com aproximadamente 62,6 milhões de pessoas inadimplentes. Essa inadimplência, calculada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), já trazia um aumento de 4,4% em relação ao ano de 2017. Um indicador de que, ao invés de melhorar, os gastos do brasileiro com compras pioraram.

Pior do que isso, a tendência vem se mantendo há algum tempo. Desde 2013, o índice de inadimplência vem aumentando ano após ano. No entanto, nenhuma crescente havia sido tão forte quanto a que foi verificada em 2018.
E o cenário não é animador para 2019. Neste primeiro trimestre, houve nova alta de 0,13%. Esse crescimento, apurado novamente pela SPC Brasil, é relativamente baixo, mas indica alguma estabilização — o que, considerando que o índice de inadimplência só cresceu ao longo dos últimos anos, não é algo necessariamente positivo.

Vale lembrar que, conforme mencionamos anteriormente, apenas dívidas com mais de 90 dias são contabilizadas no índice de inadimplência. Ou seja, muitos devedores de curto prazo ainda não estão inseridos nessa conta (e podem vir a ser nos próximos meses).

Qual é o problema de quem está inadimplente?
A inadimplência (seja ela originada do cartão de crédito ou não) é sempre ruim para o consumidor. Em primeiro lugar, ela representa a falta de organização financeira, quando há um gasto superior ao ganho. Em alguns casos, ela pode ser reflexo da perda de entrada de capital. É o que acontece, por exemplo, com quem tem compras parceladas no cartão de crédito e, sem se planejar, acaba perdendo o emprego.

Além da natural dívida acumulada, um impacto importante é que o nome passa a constar no Serasa (ação popularmente conhecida como nome negativado). A experiência passa a ser extremamente negativa na medida em que empréstimos e parcelamentos podem ser vetados em função dessa situação. Isso, claro, sem falar na própria vida do cidadão inadimplente. É realmente uma situação incômoda que pode prejudicar a saúde mental de quem não consegue limpar o próprio nome.

Considerando os últimos dados divulgados, temos mais de 62 milhões de brasileiros vivenciando esse problema em suas vidas particulares. É um volume significativo. O que fazer para se livrar da inadimplência? Se você é uma pessoa que andou abusando das compras no cartão de crédito e passou a participar da lista de brasileiros inadimplentes, o primeiro passo é não se desesperar. Lembre-se, antes de qualquer coisa, que essa é uma situação cada vez mais comum dentro do Brasil.

A partir disso, existem algumas ações que podem e devem ser tomadas na tentativa de eliminar esses problemas com a inadimplência. Basicamente, são dois caminhos: tomar a iniciativa sozinho ou buscar uma ajuda profissional. Vamos ver cada um deles. Organize-se para pagar suas dívidas e sair da lista dos inadimplentes
Para se tornar alguém inadimplente, você certamente se perdeu na organização das finanças pessoais em algum momento da vida. Isso não quer dizer que exista culpa no processo, apenas que ele veio a acontecer.

O exemplo da perda de emprego ilustra bem essa situação. Trata-se de algo sem possibilidade de previsão. Neste caso, o melhor caminho é justamente retomar a organização. Para começar, faça um registro geral de todos os seus ganhos e gastos mensais, sem incluir ainda as dívidas existentes. A sua receita não pode ser maior do que você paga mensalmente, pois, desta forma, a inadimplência tende a aumentar — e não a diminuir.

A partir desse ponto, você pode fazer um planejamento de economizar parte dos ganhos para começar a pagar as dívidas. Sem dúvidas que isso vai significar evitar gastos superficiais por algum tempo. Uma planilha pode ser perfeita para essa missão, entendendo exatamente como planejar as suas finanças.

Ou busque uma ajuda profissional para se livrar das dívidas

Por mais que a teoria seja relativamente simples, a aplicação prática desse procedimento nem sempre é fácil. Ela requer disciplina, método e, acima de tudo, dedicação. Contudo, com o cartão de crédito disponível na sua carteira, pode ser difícil se controlar agindo sozinho. Além disso, você pode perceber que as dívidas são muito maiores do
que imaginou, dificultando até mesmo o planejamento dos pagamentos. Neste caso, a solução está em buscar uma consultoria especializada em finanças. É exatamente o que oferece a Novo Ideal Consultoria. Nós podemos ajudá-lo com orientação sobre as dívidas e, em muitos casos, renegociá-las. Isso representa uma oportunidade de limpar ao seu nome e, ao mesmo tempo, economizar. Por isso, não deixe de entrar em contato conosco e solicitar um orçamento. Nós queremos ajudar você, afinal quem não sonha em se livrar de uma vez da inadimplência,
não é mesmo? A sua saúde mental agradece.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!