Juros do cartão de crédito: descubra se a cobrança é abusiva e como recorrer!

Os juros do cartão de crédito estão entre os maiores nas modalidades bancárias, e são os responsáveis pelo Brasil estar no ranking dos países com cobranças mais elevadas em todo o mundo. Embora esse fator seja bastante preocupante, a maior parte da população não sabe ou não consegue identificar o quão abusivo pode ser o valor e as possíveis consequências (catastróficas) que ele pode acarretar na saúde financeira.

Evidentemente, o uso do cartão de crédito tem vantagens e desvantagens, que cabe a cada pessoa avaliar e ponderar sobre a própria realidade.

Porém, é preocupante o fato dele representar praticamente 80% do total de todas as dívidas que os brasileiros contraem e a oferta estar cada vez mais acessível a todos.

juros do cartão de crédito - pessoa seleciona cartão na carteira

Na contramão, pouco se avançou sobre educação financeira no país, o que pode trazer muita dor de cabeça para quem não usa o benefício com o devido controle de gastos.

É preciso saber identificar cobranças indevidas e reclamar seus direitos, livrando-se das dívidas que se tornam verdadeiras bolas de neve, entre outros inconvenientes.

O que são juros abusivos no cartão de crédito?

Eles representam cobranças além da média praticada pelas instituições financeiras, estipuladas pelo Banco Central.

Para que você entenda, o Bacen divulga constantemente as taxas médias que os bancos deveriam cobrar no período em cada modalidade, tentando regular a economia e frear abusos.

Com isso, a população (teoricamente) teria mais poder econômico e principalmente em períodos de crise, ajudaria a movimentar o mercado como um todo. Com a manutenção da renda, há consumo – o que evitaria falências, demissões e um efeito em cadeia na sociedade.

As entidades não necessariamente seguem os valores estipulados, mas tomam como base, sobretudo para se tornarem mais competitivas. Com isso, existe uma média praticada pelo setor bancário em cada ciclo.

Quando falamos em juros abusivos no cartão de crédito, nos referimos a valores que fogem dessa normalidade. Mas como identificar se a cobrança foi indevida no seu caso?

Bem, você deverá conferir a tabela das taxas médias divulgadas pelo BC para o cartão de crédito no período o qual contraiu sua dívida.

Então, é necessário somar os valores praticados por pelo menos três instituições (de preferência, as mais tradicionais) e dividir pela mesma quantidade. Por exemplo, temos abaixo a tabela de juros cobrados no rotativo do cartão de crédito (quando não há pagamento total da fatura dentro do vencimento):

Juros do cartão de crédito - Tabela Bacen rotativo início de junho 2021

Sendo assim, no período acima avaliado, se somarmos e depois dividirmos todas as taxas, teremos:

9,59 + 9,97 + 12,17 + 12,17 + 12,58 = 56,48 / 5 (número de instituições selecionadas) = 11,296% a.m.

Se você observar a tabela publicada, verá que em alguns casos, esse valor chega a mais de 20% a.m.!

Ou seja: tudo o que foge muito da média de mercado pode ser considerado abusivo e passivo de reivindicação.

Como fazer se suspeitar que sofri taxação abusiva?

A avaliação deve ser muito detalhada, uma vez que é fundamental observar o contrato em busca de toda e qualquer irregularidade. Cabe avaliar o que foi prometido e o que foi colocado em prática de fato, pois infelizmente é muito comum que os bancos descumpram as cláusulas, lesando seus clientes.

O processo é burocrático e exige expertise e experiência na área contratual, para que não haja sombra de dúvidas das inconsistências.

análise contratual de juros abusivos - pessoa assina contrato

 E até por isso que muitas pessoas não vão atrás dos seus direitos, uma vez que acreditam “não valer a pena” se desdobrar para elucidar os fatos ou então, que entrar na justiça será custoso e não renderá bons frutos.

No entanto, saiba que esse é um grande erro! Afinal, ao contratar uma empresa séria e comprometida com o seu caso, todo o processo ficará sob responsabilidade dela, que por sua vez, encontrará o caminho mais rápido e eficiente para sanar sua dívida.

Assim, você pode contar com a ajuda da Novo Ideal Consultoria, a melhor opção para resolver os juros abusivos do seu cartão de crédito.

Ao longo dos anos ajudamos centenas de pessoas a ter sucesso em suas causas, acumulamos prêmios, certificações e também casos de redução de até 70% dos débitos.

Isso representa não só um enorme ganho, como reparação dos direitos, quitação do que era devido e finalmente, equilíbrio financeiro.

Já pensou em como seria a sua vida sem dívidas? Então conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho e conte conosco.

Nós resolveremos seu problema de forma simples, transparente e muito segura, para que você não precise mais se preocupar com nada além de sua própria felicidade, rumo ao sucesso financeiro!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!