Juros muito altos: aprenda a identificar quando a taxa de juros é considerada abusiva!

Se tem uma coisa que o brasileiro já conhece, são os juros muito altos: presentes em diversos produtos bancários, eles são a razão da dor de cabeça de grande parte da população. Mas em meio a tantos impostos e taxas, o que seria considerado além do aceitável e como identificar esse tipo de cobrança?

Antes de mais nada, vamos contextualizar mais uma vez o que são os juros. Quando uma instituição empresta qualquer quantia, ela corre o risco de o devedor não pagar, total ou parcialmente, o que deve.

Além disso, os bancos consideram que o montante deixou de ser um investimento (no mercado financeiro, por exemplo), para ser destinado a alguém que não necessariamente tem um bom histórico de pagador.

Isso porque os serviços pré-aprovados (como limite do cheque especial ou cartão de crédito e alguns empréstimos) não sofrem análise minuciosa antes de serem contratados. Dessa forma, os juros deveriam compensar o “perigo” assumido.

No entanto, a prática de juros abusivos (ou seja, excessiva), acontece com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir. Essa sim, é uma prática irregular.

Com o enorme aumento da inflação em 2021, o governo aumentou a taxa básica de juros (Selic), tentando desacelerar a economia e reduzindo, assim, o aumento generalizado dos preços. Porém, não houve sucesso e frente a esse cenário, os juros financeiros devem aumentar ainda mais.

Mais do que nunca, será necessário se atentar às taxas e impostos cobrados, buscando reparação quando as exigências forem impróprias.

Saiba como identificar se estão lhe cobrando além do devido e como proceder para retificar essa situação!

Como sei se os juros são muito altos?

Não existe uma regra ou um valor exato que define se os juros estão altos demais ou não. Contudo, existe um certo “bom senso”, que é estabelecido por meio de orientações do Banco Central – seguindo as flutuações e índices econômicos.

São tabelas que a organização disponibiliza e atualiza com frequência, onde constam as taxas médias praticadas no mercado financeiro em diversas modalidades.

Basta você encontrar o serviço que contratou ou pensa em contratar e comparar com os valores do contrato que o banco lhe ofereceu. Para isso, é interessante observar os valores das principais instituições e fazer uma média.

Por exemplo, na semana entre 28/01/2022 e 03/02/2022, os juros ao mês para o cheque especial nos principais bancos variava entre 5,94% e 8,24%. Você pode fazer uma média entre as cinco instituições mais conhecidas e chegar em uma média justa e aceitável, ou se basear pelo teto.

Logo, quando a taxa do período analisado ultrapassa consideravelmente o observado (em certos casos, chega a ser 50% a mais!), as cobranças abusivas estão acontecendo.

Mas como identifico os juros muito altos no meu contrato?

Você deve solicitar o contrato junto à instituição ou resgatá-lo e identificar duas informações: a taxa de juros estipulada e o CET (Custo Efetivo Total). Se você perceber que os valores estão muito acima do que deveria ser cobrado na época, é hora de repensar sua dívida – principalmente se você tiver dificuldades para arcar com as parcelas.

A verdade é que os bancos se aproveitam do desconhecimento ou ingenuidade da população e aproveitam para jogar os juros lá no alto, pois sabem que dificilmente serão questionados sobre a validade ou não das cobranças.

Mesmo que você não queira ou não saiba procurar os dados que citamos acima, a melhor orientação sempre será consultar advogados especializados na área contratual.

Basicamente, os profissionais pegarão o documento e avaliarão cada cláusula, buscando por inconsistências e fazendo todos os cálculos necessários, buscando por irregularidades. Caso sejam constatadas (e acredite, quase sempre são), será possível entrar com uma revisão de contrato.

O processo passa a correr na justiça e é relativamente rápido e simples: depois de algum tempo, os descontos da negociação bancária podem chegar a até 70%, em relação à dívida original!

A Novo Ideal Consultoria é uma referência nesse segmento – muito bem avaliada por todos seus clientes, além de ter recebido prêmios nacionais e internacionais em reconhecimento aos excelentes serviços prestados.

Nossa equipe terá um enorme prazer em ajudar a rever seu contrato de financiamento de veículo (com ou sem busca e apreensão) ou ajudar e diminuir os juros abusivos cobrados pelo cartão de crédito ou cheque especial.

Entre em contato com a gente ou faça uma simulação gratuita para entender o que podemos fazer por você!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!