3 dicas para você gastar menos com o financiamento de seu carro

Com mais linhas de créditos e maiores prazos de pagamento, comprar um carro no Brasil deixou de ser um sonho distante para se tornar uma realidade de consumo. Um sonho muito mais palpável do que aquele de ter uma casa própria.

Mas adquirir um veículo exige planejamento. Principalmente se for através de um financiamento, onde você vai comprometer seu orçamento por vários meses. Pensando nisso, nós desenvolvemos esse artigo com algumas dicas que irão te ajudar a gastar menos com o financiamento de seu carro.

1 – Poupe o máximo possível para a entrada

A maioria das instituições financeiras exigem uma entrada de 10% a 20% do valor do carro, para liberarem o financiamento.

Quando você junta dinheiro para poder dar uma boa entrada, maior o seu poder de barganha perante a instituição financeira. Isso porque, você está oferecendo uma garantia muito maior de que irá honrar com as suas dívidas.

Quanto maior a entrada, menores serão as taxas médias dos juros e consequentemente o valor das parcelas.

2 – Não tenha pressa e pesquise

Quando você for financiar um carro, converse com o gerente do seu banco, bem com o gerente de outras agências, já que as taxas para esse tipo de serviço variam de banco para banco e mudam mensalmente.

Diversos fatores influenciam nesse valor, dentre eles o ano e o modelo do veículo.  Quanto mais novo o carro, menores serão as taxas adotadas no financiamento, uma vez que a instituição financeira acredita que terá menos problemas com ele do que com um veículo antigo.

A categoria do veículo também influencia nessa variação. Os carros utilitários, como o Duster, Citroën, caminhões e outros costumam ter taxas maiores do que os de passeio.

Ao financiar um carro, você assume um compromisso mensal por vários anos. Portante, mesmo que demore um pouco mais, leve esse tempo e faça a melhor escolha para você e o seu orçamento.

3 – Desconfie da famosa ‘taxa 0’

Leia TODO o contrato, principalmente as letras miúdas. Pois muitas vezes, a famosa ‘taxa 0’ envolve uma série de regras como entrada mínima de 70% e um número de prestações reduzido.

Além disso, ao financiar um carro não são apenas os juros que são incididos nas prestações. Fique atento ao valor do CET (custo efetivo total da operação). Ele representa as despesas totais do parcelamento sob a forma de uma taxa anual que abarca tarifas, juros, seguro, IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e quaisquer outros encargos, como serviço de despachante e gravame eletrônico (registro no Detran de que o carro foi financiado).

Conclusão

Neste artigo nós demos 3 dicas básicas, para que você possa gastar menos com o financiamento do seu carro. Elas se resumem a: paciência para estudar as diversas opções de financiamentos e a uma boa entrada.

Nunca financie o valor total do veículo! Fazendo isso, você acabará pagando o valor referente a 3 carros.

Uma dica extra: calcule as parcelas do seu veículo de forma que elas não extrapolem 30% dos seus rendimentos desse período.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!