Financiar um veículo ou fazer um consórcio? Descubra qual é a melhor opção!

Os seres humanos são movidos por sonhos. Deseja-se a maioridade, depois fazer uma faculdade, em seguida vem o desejo por emprego e assim sucessivamente. Nesse processo, também aparecem algumas vontades materiais. Alguns optam por buscar uma casa própria, enquanto outros têm como prioridade a aquisição de um veículo.

Nos dias atuais, essas compras são cada vez mais acessíveis à população brasileira. Mesmo para aqueles que não possuem uma renda tão alta na sua função diária. Para essa finalidade, surgem opções de parcelamento e divisão do valor. O que por um lado é bom, permitindo a realização de alguns desses sonhos, por outro acaba trazendo algumas dúvidas sobre o funcionamento desses processos. É o caso, por exemplo, das diferenças entre financiar o veículo ou fazer um consórcio.

Se você tem dúvidas como essa, não se preocupe. Neste artigo explicaremos tudo sobre esse assunto.O desejo por veículos do brasileiro e as opções de aquisição

As possibilidades de aquisição de um veículo são diversas. E, em parte, isso deve-se ao próprio desejo pessoal do nosso público que, afinal, realmente se empolga com as possibilidades que se apresentam ao longo da vida.

Prova disso é que o número de veículos comercializados ao longo do ano de 2018 aumentou, apresentando um crescimento de 14,6% nas vendas em comparação a 2017. Modelos mais recentes, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 lideraram o volume do mercado automotivo.

Mas, afinal, qual a melhor forma de comprar um veículo quando não existe a possibilidade de pagar à vista? Neste caso, são duas formas principais: o financiamento e a realização de um consórcio. Vamos, agora, entender as principais diferenças entre eles.

Como funciona o financiamento de veículos?
A primeira opção é o financiamento de veículos. Aqui, estamos falando de uma modalidade de empréstimo específica cuja função é colaborar com a aquisição de bens para o consumidor. É o caso de imóveis e, claro, automóveis, por exemplo.

Trata-se, portanto, do método mais tradicional no mercado financeiro. Você pode sair com o carro da garagem e usufruir dos seus benefícios enquanto divide o valor total em parcelas que caibam dentro do seu bolso. Essa, em suma, é a grande vantagem.

O maior problema do financiamento são as taxas cobradas. Naturalmente que nenhuma instituição financeira tem como objetivo principal o altruísmo e é justamente em função dos juros que ela poderá ganhar também na operação. Por isso, reforçamos: é fundamental trabalhar com parcelas que caibam no seu bolso e, inclusive, que tentem incluir eventuais imprevistos.

Quando os juros estão em baixa, torna-se uma alternativa bem interessante. No entanto, não deixe de ser informar sobre o custo total do seu veículo, afinal, os juros podem elevar bastante o preço do veículo. Além disso, algumas financeiras podem exigir um valor de entrada (o que pode dificultar um pouco o processo).

O consórcio como alternativa ao financiamento de veículos

Para quem não gosta dos altos juros que existem em um financiamento, a alternativa que atualmente vem ganhando bastante espaço é o consórcio. O seu funcionamento é um pouco diferente do tradicional e consiste na formação de um grupo que vai ajudar o consumidor participante a adquirir bens (ou serviços).

A metodologia é o autofinanciamento. Ou seja, você também irá contribuir com prestações, porém não há a incidência de juros. O consórcio ganha por meio de uma taxa de administração, valor adicionado de acordo com o preço do veículo.

Conforme a quantia é acumulada, os participantes do consórcio recebem, via sorteio, a oportunidade de comprar o seu automóvel. Assim, a grande vantagem é uma redução de custo (já que o valor da sua parcela não receberá altos juros).

Por outro lado, em função do sorteio, é possível que você demore a ter o seu veículo na garagem. Isso não acontece no financiamento, quando a saída com o bem comprado é instantânea após aprovação.

Financiamento x consórcio: qual a melhor maneira para comprar um veículo?

De maneira geral, o financiamento ainda é uma opção mais interessante do que o consórcio para aquisição de um veículo. A grande questão é a pressa em ter o seu automóvel. Quem deseja comprar algo não se sente confortável em ter que esperar para receber o seu bem — e é justamente o que acaba acontecendo no consórcio, algo
que pode incomodar até a finalização do processo.

Em suma, o consórcio é útil para pessoas que apresentem dificuldade em segurar um pouco o dinheiro. Se o seu caso não é esse, é muito mais interessante fazer uma economia por conta própria e buscar o financiamento como método para a compra do veículo.

É claro que se deve ter um cuidado especial com os juros cobrados pelo financiamento, sem aceitar qualquer taxa aleatoriamente. O que muita gente não sabe é que existem recursos para mitigar esse problema. A nossa recomendação, inclusive, é a realização de uma ação revisional. Vamos falar brevemente sobre isso.

Use da ação revisional para financiar o seu veículo!

No ato da compra de um veículo (ou de outro tipo de bem), é natural que o foco fique no valor das parcelas e, ao menos inicialmente, o contrato não seja verificado. E, na prática, é bem comum que esses documentos contenham algumas irregularidades, especialmente com cláusulas abusivas. É neste ponto que a ação revisional pode ajudar a reduzir os juros abusivos da sua aquisição. E, quando encontrados, existem mecanismos jurídicos de reduzir o valor
total da compra.

Se você sente que isso pode ser necessário para fazer uma aquisição com preços melhores, a Novo Ideal pode ajudar diretamente nessa etapa de revisão de taxas e de juros. É uma das especialidades da empresa e fará toda a diferença no preço final.

Desta forma, são dois benefícios instantâneos. Em primeiro lugar, o custo total do veículo acaba bem inferior ao que seria sem a realização do processo. E, além disso, é possível sair com o veículo de maneira instantânea da concessionária, sem depender de sorteios ou outros aspectos que envolvem um consórcio. Bem melhor, não é
mesmo?

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!