O que fazer quando não consigo pagar as parcelas do veículo financiado?

Ter seu próprio veículo. Esse é o sonho de milhares de brasileiros. Cansados de passar horas em um transporte público de má qualidade e superlotado, eles desejam ter a liberdade de ir e vir quando quiserem no conforto de seu carro.

Mas, infelizmente, comprar um carro no Brasil custa caro. Diversos fatores como o dólar, os impostos e o lucro das empresas motivam isso. Por isso, a forma mais comum de se adquirir um veículo é através de um financiamento.

O que é um financiamento?

Realizado por instituições financeiras (os bancos), os financiamentos permitem que o cliente compre um carro, pagando uma entrada e dividindo o restante em longas prestações. Existem três modalidades de financiamento: o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing e consórcio.

 Dificuldades para pagar as parcelas

 

Como dissemos, é possível obter um veículo dividindo-o em muitas prestações. Existem concessionárias que oferecem parcelamentos de até 72x. Empolgados com a ideia de ter um carro e com as facilidades oferecidas, diversos brasileiros comprometem o seu orçamento adquirindo um carro.

Dividir um carro em diversas parcelas, sem se planejar financeiramente para isso, pode ser um tiro no pé. Afinal de contas, ninguém sabe o que o futuro reserva. A perda do emprego ou um gasto inesperado pode acabar fazendo que seja difícil cumprir o acordo realizado com a instituição financeira.

O atraso de uma única parcela já pode tornar o comprador um inadimplente e pode fazê-lo sobre um processo de busca e apreensão.

O que fazer quando não consigo mais pagar as parcelas do meu financiamento?

Seu orçamento foi comprometido e você não consegue mais cumprir o que foi acordado? Listamos algumas alternativas para resolver esse problema.

– Renegocie seu financiamento

Essa talvez seja a melhor solução para esse problema, pois ela permite que você continue com o veículo e não perca todo o dinheiro que já investiu. A maioria das instituições financeiras prefere reformular as condições do financiamento a ficar sem receber.

Mas para isso é necessário que você avalie seu orçamento e descubra qual valor poderá pagar nas novas parcelas.

Além disso, ao renegociar a sua dívida, é preciso tomar cuidado com as novas condições oferecidas. A maioria das instituições permite um prolongamento no prazo e parcelas reduzidas. Mas outras podem oferecer taxas abusivas.

Para saber se as novas condições oferecidas pelo banco estão dentro do que é permitido pela lei, conte com consultoria da Novo Ideal. A empresa possui profissionais especializados em revisão contratual.

– Troque seu carro

Uma segunda alternativa é trocar o seu carro por um seminovo, mais barato. Com o valor recebido pela diferença, você pode quitar sua dívida com o banco.

Não deixe o desespero de ter o carro tomado te guiar. Visite várias concessionárias para encontrar aquela que oferecerá o melhor valor pelo seu veículo. Você também pode estudar a possibilidade de vendê-lo em uma feira ou em um site de classificado.

– Devolva o seu carro

Essa última opção pode ser a mais dolorosa. Afinal de contas, você acaba se apegando a um bem e se acostumando com o conforto que ele pode oferecer.

Mas ao devolver um veículo, você pode tentar resgatar uma parte do valor que você já pagou. Apenas uma parte, pois a empresa responsável por ele, pode descontar os desgastes que o bem sofreu, e os custos de administração.

O que acontece quando não pago as parcelas do meu financiamento?

A primeira ação da instituição responsável pelo seu financiamento é tentar entrar em contato com você, para descobrir o motivo da sua inadimplência. É importante ressaltar que essas tentativas de comunicação não podem ser feitas inúmeras vezes, nem pode acontecer em seu local de trabalho.

Em seguida, a empresa envia uma carta de notificação de abertura de um processo de busca e apreensão. Recebê-la, significa que você está consciente do pedido, o que permite a continuidade do processo.

O seu veículo só poderá ser tomado após a conclusão do processo judicial. Mas como não queremos que isso aconteça, confira como evitar a busca e apreensão do seu veículo.

Você conhece alguém que está com dificuldades para pagar as parcelas do seu veículo? Então compartilhe esse artigo com ela!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!