Onde investir em 2021 Boas opções para seu dinheiro render

Se você deseja saber onde investir em 2021, mas vive um momento de incertezas, saiba que todos os brasileiros estão no mesmo barco que você. Ainda assim, é possível fazer algumas previsões mais concretas e se preparar para alguns investimentos que prometem ser mais promissores.

Confira quais são as opções recomendadas pelos principais especialistas econômicos e como você deve se preparar para esse ano, que promete também ser desafiador.

Cenário econômico brasileiro em 2021

Primeiramente, é bastante importante lembrar que o país enfrenta atualmente recordes na taxa de desemprego e a perspectiva de crescimento para o primeiro trimestre é bastante tímida.

Nessa linha de pensamento, o FMI divulgou a projeção do desemprego. Nos continentes americanos os únicos países que tendem a ter uma taxa de desocupados ainda maior que em 2020 são o Brasil e a Venezuela.

Paralelamente a isso, temos o fato de que o Brasil aumentou sua dívida bruta em relação ao PIB em 2020, na casa dos 96%, e a expectativa para o ano vigente é que fique em torno de 100%.

Isso significa, de forma simplificada, que esse é o débito total que nosso governo tem para arcar com suas dívidas internas. Quanto maior for a dívida, maior o risco de investimento (ou seja, do retorno financeiro para países que emprestaram dinheiro) e consequentemente, maiores os juros a serem pagos.

cenário econômico brasileiro - Brasília ilustra onde investir em 2021

Recentemente, o ministro da economia Paulo Guedes deu uma entrevista ao jornal britânico Financial Times e afirmou que a partir desse ano a economia brasileira estará voltada ao mercado. A aposta principal é a reforma da Previdência sair até o final do primeiro semestre (prometendo economia de 1 trilhão em 10 anos), seguida da reforma tributária e privatizações em massa.

No entanto, ainda não há garantias que a política econômica liberal contará, de fato, com apoio político e essa é uma área extremamente instável, inclusive. O governo não tem sido visto com bons olhos, tanto internamente, quanto em termos diplomáticos, o que só agrava as incertezas para o ano que se inicia.

Onde investir em 2021?

Diante desse cenário, você pode pensar: mas então, porque eu deveria investir, se esse ainda é um ano muito incerto?

Embora possa parecer assustador, investir é sempre uma ideia melhor do que deixar seu dinheiro parado no banco ou na poupança, sem rendimento algum. Há sim boas opções de onde investir e iremos falar um pouco sobre elas.

Em 2020, algumas pessoas não tiveram muito retorno de dinheiro em seus investimentos, porque a taxa da inflação ficou acima da Selic, que é a nossa taxa básica de juros. A estimativa é que ela continue acima dos 4%, enquanto a Selic esteve a 2%.

Segundo o boletim Focus, a previsão é que a Selic chegue a 3% até o final do ano e se mantenha em média a 4% no próximo ano (ou nos próximos).

Mas é possível estudar algumas opções que sejam mais vantajosas do que deixar seu dinheiro parado ou na poupança.

onde investir em 2021 - imagem mostra homem observando ações em tablet, ao fundo painel de variáveis

Antes de mais nada, o primeiro passo se você não tem uma reserva de emergência, é construir uma ao longo desse ano. Todo especialista financeiro insiste nessa questão: não há como investir sem antes ter essa fonte de segurança, essencial para imprevistos – como foi o que aconteceu no cenário da pandemia.

Se você deseja montar sua reserva, duas boas opções para você essa ano são o Tesouro Direto ou CDBs de bancos que paguem entre 100% e 200% do CDI, que são opções com baixo risco e baixa liquidez (você pode retirar valores em um prazo menor).

No ano passado, alguns bancos digitais pagaram até 210% do CDI. Ou seja: se o CDI acumulado de um ano é 2,75% (2020), se você tiver um investimento a 100% do CDI ele rendeu ao longo do ano esses mesmos 2,75%. Porém, se ele estava a 210%, rendeu 5,77% aproximadamente, muito mais interessante.

Caso você já tenha essa reserva, uma alternativa boa e segura pode ser o Tesouro IPCA, que oferece planos interessantes a médio e longo prazo, ou seja: para valores a serem retirados a partir de 2026, por exemplo. Nesse caso, o valor pago é do IPCA (em 2020 fechou a 4%) + uma porcentagem de acordo com período que você deixará o dinheiro investido.

Outra opção são os CDBs pré fixados, disponíveis na cartela de corretoras de valores como Easynvest, Modalmais ou Rico, por exemplo. São investimentos que oferecem entre 10% e 12% de rendimento e tem garantia pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), perfeito para quem tem planos a longo prazo e não quer correr grandes riscos.

Esses são exemplos de onde investir em 2021 para você que está começando agora ou que tem um perfil mais conservador. Há outras opções que podem ser avaliadas, como os Fundos Imobiliários, ações e até as criptomoedas, mas exigem estudo mais aprofundado e são aconselháveis se você já tem outras aplicações de renda fixa.

Aliás, é sempre bom diversificar as áreas onde irá aplicar, assim você aproveita o melhor de cada modelo e não se preocupa tanto com as oscilações de mercado. Certo?

Tenha em mente que a melhor opção para você neste ano não é deixar seu dinheiro parado, pois assim você está beneficiando os bancos e não a si mesmo(a). Com as nossas dicas financeiras e possível se organizar e começar a investir o que sobra – e acredite, mesmo que sobre só um pouquinho.

Nós temos certeza que você se manterá financeiramente confiante em 2021!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!