Suas parcelas estão altas? Sabia que é possível reduzir suas dívidas?

O número de endividados no Brasil têm apresentado queda nos últimos meses de 2021. De acordo com o Serasa, em junho eles somavam 62,5 milhões, enquanto um estudo do SPC em conjunto com a CNDL publicou um total de 59,4 milhões de pessoas com dívidas até o final de julho. E embora as notícias tragam um certo otimismo, é preciso lembrar que o último valor representa cerca de 39% da população, pagando por juros altíssimos e sem a exata noção dos seus direitos.

Isso mesmo: grande parte das dívidas no Brasil têm origem em cobranças indevidas, os famosos juros abusivos. Cobrá-los é algo ilegal, mas infelizmente, por desconhecimento jurídico geral, as instituições financeiras continuam a praticar o ato descaradamente.

Na ausência de um bom planejamento financeiro, o brasileiro frequentemente recorre ao parcelamento ou à contratação de empréstimo pessoal. Com isso, o financiamento de bens ou serviços se estendem por um prazo longo, em que a pessoa normalmente adquire mais dívidas, gerando acúmulo de despesas e impossibilidade de quitar débitos mais antigos.

O problema é que, com a cobrança de juros altíssima, o valor das parcelas pode até mesmo triplicar de valor ao mês, criando situações insustentáveis.

Sendo assim, entender mais sobre a cobrança e recorrer ao que é justo passa a ser a única opção coerente e sustentável para finalmente quitar as dívidas.

Como saber se os juros são abusivos e se as parcelas são mais altas do que deveriam?

Primeiramente, é preciso entender que os juros cobrados no mercado financeiro variam entre as empresas e bancos do ramo. Assim, o nosso primeiro conselho é, sempre que tiver que contratar qualquer produto, comparar as taxas médias que cada lugar cobra. Com isso, você já pode se beneficiar de um montante bem mais vantajoso, a depender do prazo e formato da contratação.

Em seguida, existe o fato de que o Banco Central determina taxas médias que sejam justas a cada entidade, divulgando à população. Não necessariamente esses encargos serão os praticados, mas fornecem uma boa média do que seria aceitável pagar.

Atualmente, o valor de juros mensal considerado tolerável a ser cobrado gira em torno de 8% ao mês, por exemplo. Isto posto, é necessário que você avalie o contrato do serviço ou do bem que adquiriu e compare o valor da taxa estipulada, a comparando com a média praticada pelo mercado na época da contratação.

mulher calcula juros para redução de dívida

Inclusive, explicamos mais sobre isso no artigo que fala mais sobre como se constituem os juros abusivos.

Logo, nunca se esqueça de que, quanto maior o tempo e o tamanho da sua dívida, maior será a cobrança extra que você terá de pagar aos bancos – sendo que poderia investir esse dinheiro em qualquer outra área da sua vida.

Como reduzir o valor de uma dívida?

Caso você tenha uma pendência no cartão de crédito ou cheque especial, empréstimo ou financiamento de veículo e esteja com dificuldades de pagar, cuidado: você pode ter caído na armadilha dos juros abusivos!

Felizmente e, ao contrário do que se pensa, possuir um débito aparentemente interminável não é o fim de tudo: você pode, sim, regularizar sua situação de maneira muito mais rápida e dentro da lei.

Acontece que, ao identificar que houve abuso (ou seja, cobrança excessiva), é possível recorrer e fazer uma revisão de contrato.

Basicamente, esse processo irá esmiuçar todo o documento, identificar qual foi a taxa cobrada e calcular o que seria o correto. Com isso em mãos, inicia-se um processo de conciliação com a instituição credora – que fará de tudo para não ser punida judicialmente.

Dessa forma, existem casos em que a negociação permite reduzir o valor da dívida em até 70%! Mas para isso, é importante que haja acompanhamento de profissionais qualificados, especializados em análise contratual. Eles passarão um pente fino em todos os dados e conduzirão a ação da melhor maneira, evitando ainda mais dores de cabeça.

como reduzir uma dívida - a novo ideal consultoria pode ajudar

Entre em contato conosco – a Novo Ideal Consultoria é uma empresa com anos de experiência na área, premiada nacional e internacionalmente. Nós iremos avaliar sua situação com todo o cuidado e atenção que ela merece e juntos, buscaremos a melhor forma de sanar suas dívidas!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!