Vantagens e desvantagens do cartão de crédito: entenda!

O cartão de crédito certamente tem vantagens e desvantagens e passou a ser um assunto bastante polêmico entre os brasileiros. O grande problema é racionalizar alguns fatos sobre ele e lidar de forma totalmente consciente e regrada.

O aumento da oferta do benefício, cresceu muito ao longo dos últimos anos e atraiu a atenção de milhões de pessoas. Sobretudo as de renda mais baixa, que sonhavam em ter mais flexibilidade e finalmente conseguiram.

No entanto, as pesquisas apontam que quase 68% da população está endividada de alguma forma, sendo que a enorme maioria (cerca de 80%) apresenta dívidas no cartão de crédito.

Mas por que isso acontece?

Como dissemos, a facilidade e os benefícios, aliados à desinformação, fazem com que só o lado positivo seja considerado. Enquanto isso, os bancos se beneficiam dos altíssimos juros da modalidade ou até mesmo novos empréstimos que são feitos para sanar as dívidas de parcelamentos.

vantagens e desvantagens do cartão de crédito - gerente de banco oferece um acordo

Sendo assim, é preciso desmistificar alguns conceitos e entender exatamente como se valer do serviço da melhor forma.

Quais são as vantagens do cartão de crédito?

Alguns fatores fazem com que as vantagens do cartão de crédito saltem aos olhos. São eles:

1. Praticidade

O cartão de crédito, com certeza, traz muita comodidade: você não precisa sacar dinheiro ou dispor a quantia exata ou organizar esses valores.

Contanto que você tenha limite disponível, pode se valer de um só item tanto para débito quanto crédito (caso não sejam separados) para fazer todas as suas compras.

Além disso, o controle do que foi gasto pode ser acompanhado no extrato, dando uma noção mais real de onde você gastou cada coisa.

2. Segurança

Outro ponto super positivo é o fato de não ter que andar com um montante de cédulas, que podem chamar a atenção ou serem facilmente interceptadas. O cartão exige uma estratégia muito mais complexa por parte dos criminosos, o que acaba dificultando a subtração.

Ao mesmo tempo, quando o dinheiro é roubado não há retorno, mas quando um cartão de crédito é levado, basta acionar a instituição pedindo bloqueio.

3. Flexibilidade

O cartão de crédito também é vantajoso à medida que você pode reduzir o limite quando bem entender, parcelar ou não as suas compras e escolher a melhor data para seus gastos – pensando no fechamento e vencimento da fatura.

Ou seja: dá mais poder de escolha e visualização das suas finanças, se você for uma pessoa regrada.

4. Benefícios

Por fim, outra ótima vantagem do cartão de crédito é o programa de pontos que muitos têm. A depender do sistema, você pode converter seus gastos em itens pessoais, serviços ou até mesmo milhas para realizar uma viagem!

vista da janela de avião - benefício de pontos do cartão de crédito

Para isso, basta se cadastrar com a instituição e depois escolher o equivalente a seu direito.

Quais são as desvantagens do cartão de crédito?

Por outro lado, há diversos pormenores que não são considerados no uso do cartão de crédito, que são desvantagens. Por exemplo:

1. Sensação de renda extra

Decerto, a pior desvantagem de um cartão de crédito é a impressão de que você terá mais dinheiro do que realmente ganha. As pessoas se iludem com o valor do limite e acabam gastando mais.

Assim, não sobra dinheiro para honrar os compromissos e as dívidas começam a acumular, gerando as famosas “bolas de neve”.

É fundamental entender que ao final de 30 ou 40 dias (dependendo do banco) você terá de pagar integralmente o valor que gastou. Então não seria uma renda extra, e sim um gasto extra se você utilizar descontroladamente.

2. Compras impulsivas

Na mesma linha de pensamento, a ilusão que citamos acima faz com que os brasileiros tenham uma falsa sensação de poder.

Por exemplo, você quer comprar algo, mas não sabe se deve. Então pensa: “ah, mas eu tenho mais limite no cartão de crédito!” e acaba comprando sem pensar duas vezes.

vantagens e desvantagens do cartão de crédito - compras impulsivas - moça animada com diversas sacolas ao redor compra mais

Por consequência, acaba consumindo muitas vezes o desnecessário ou além da conta.

3. Juros altíssimos

Caso você gaste mais do que possa no cartão de crédito e na data do pagamento da fatura só tenha o valor parcial para arcar com a dívida, você entrará nos chamados “juros rotativo”.

Essa taxação é cobrada diariamente e ao longo do ano pode chegar até quase impressionantes 400% sobre o que você devia.

Um ano pode parecer muito, mas se você não quitar os parcelamentos no próximo mês, só gerará juros sobre juros.

Ou seja: não sobre o valor inicial e sim gradativamente sobre o valor corrigido, acrescido de juros. Acredite, entrar nesse ciclo é perigosíssimo e por isso que a dívida do cartão de crédito é, infelizmente, fonte tão alta de endividamento.

4. Fraudes

Ainda que haja a vantagem da segurança física que o cartão fornece, o problema são as fraudes. É comum ouvir que um cartão foi clonado (pela internet ou até por funcionários em lojas físicas) e que será preciso ir atrás do prejuízo.

Os bancos costumam estornar valores em alguns casos, mas se for comprovado que você forneceu os dados para o estelionatário (por ingenuidade, por exemplo), o caso pode se complicar um pouco mais.

Seja como for, é um transtorno considerável que ninguém quer passar.

Como usar melhor o cartão de crédito?

Agora que você já sabe os prós e contra do cartão de crédito, vale avaliar se ele pode trabalhar contra ou a favor da sua realidade.

Basicamente, quem faz um ótimo controle de gastos e se contem no uso do privilégio provavelmente não terá problemas. Mas para quem não faz um planejamento financeiro, pode ser tornar um inimigo.

Então, confira algumas atitudes que podem melhorar a sua relação com o serviço:

  1. Confira seus gastos constantemente e se possível, faça uso dos aplicativos de finanças;
  2. Estipule um valor máximo de compras mensalmente para o seu cartão e siga o plano;
  3. Compre em sites seguros e confiáveis;
  4. Reflita antes de parcelar suas compras e evite essa atitude ao máximo;
  5. Não tenha diversos cartões para administrar;
  6. Pague as faturas em dia e em totalidade;

Com disciplina e parcimônia, é possível sim obter as vantagens do cartão de crédito, driblando as desvantagens!

Confira outras dicas de finanças no blog da Novo Ideal Consultoria.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!