São várias as formas de crédito que podem ser encontradas no mercado, como financiamentos para automóveis, empréstimos e cartões de crédito, entre tantos outros. Muitas pessoas sabem disso, mas, por outro lado, poucos param para pensar sobre o simulador de juros abusivos.
Na hora de tomar o crédito junto ao banco ou agente financeiro, infelizmente, esse é um ponto que é esquecido na maioria das vezes, devido à euforia que geralmente acompanha esses momentos. Porém, a importância do simulador de juros abusivos é algo que não pode ser deixada de lado.
Entenda melhor qual é a sua importância, como fazer o cálculo de juros abusivos e quando é o momento ideal para recorrer a essa alternativa.
O Que é Considerado Juros Abusivos?
Antes de tudo, é preciso compreender o que é considerado juros abusivos, pois, caso contrário, não será possível entender a real importância do simulador e do cálculo de juros abusivos.
Todo contrato é composto por uma série de cláusulas, cada uma com a sua devida importância. A elaboração do contrato deve estar de acordo com as determinações de órgãos superiores, como o Banco Central do Brasil, que determina as taxas de juros que são consideradas legais.
Pois bem, em vários casos, os valores embutidos no contrato fogem daquilo que é determinado pela lei e obrigam o consumidor a pagar um valor mais alto do que realmente lhe é devido. Isso, então, é considerado como juros abusivos, que nem sempre podem ser vistos em um simulador de financiamento de veículos.
É leviano dizer que todos os contratos contam com juros abusivos, mas a verdade é que muitos deles estão nessa situação, e o pior de tudo é que muitas pessoas nem sabem disso e, portanto, não recorrem ao simulador de juros abusivos.
É possível encontrar taxa de juros abusiva financiamento veículos, empréstimos e cartões de crédito, entre outras alternativas. Infelizmente, todas as formas de crédito podem contar com essas ilegalidades.
Como Fazer o Cálculo de Juros Abusivos?
Ao entender como esses juros podem ser prejudiciais e ter atingido a qualquer pessoa, já vem logo à mente a seguinte pergunta: como calcular juros abusivos?
Porém, fazer um cálculo para descobrir uma taxa de juros abusiva financiamento veículos ou em outra forma de crédito é bem mais complicado do que pode parecer, já que são muitos os aspectos que devem ser levados em consideração.
Por exemplo, a pessoa que for fazer o cálculo de juros abusivos precisa, primeiramente, entender quais são os valores legais e quais fogem às determinações da lei.
Cada forma de crédito possui diferentes taxas de juros, enquanto cada agente financeiro pode cobrar taxas diferentes entre os produtos. Portanto, não existe uma taxa de juros única para todas as situações.
Além disso, também é essencial ter um conhecimento jurídico aprofundado, já que as cláusulas dos contratos devem ser interpretadas de acordo com cada caso.
Então, não basta apenas procurar por um simulador de financiamento de veículos, ver os juros das parcelas e fazer o cálculo, já que tudo depende do contrato, de cada uma das cláusulas que nele constam. A revisão de juros abusivos é um trabalho bastante complexo.
Tudo isso deixa mais do que claro que não é confiável calcular juros abusivos sozinho, já que a chance de cometer erros é muito grande. Além disso, depois do cálculo do simulador de juros abusivos, é necessário tomar as medidas cabíveis, que também demandam um conhecimento apurado.
Qual é o Melhor Simulador de Juros Abusivos?
Qualquer simulador de juros abusivos que faça os cálculos automaticamente não é confiável, já que essa não é uma ciência totalmente exata e demanda uma análise contratual e, posteriormente, uma ação revisional.
Por isso, a melhor solução é contar com o simulador de juros abusivos da Novo Ideal Consultoria, que é uma empresa especializada nesse segmento e que conta com uma equipe de profissionais experientes, que podem te ajudar. A simulação é gratuita e é feita de acordo com o seu contrato. Não perca mais tempo!