Cálculo Revisional de Financiamento de Veículos: Qual é a Sua Importância?

Cálculo Revisional de Financiamento de Veículos

Número de veículos financiados se mantém estável em 2017. Essa era uma notícia esperada e que realmente se confirmou, já que a aquisição de veículos através de financiamentos é bastante comum. Porém, um detalhe muito importante e que nem sempre vêm à mente é o cálculo revisional de financiamento de veículos.

É até compreensível que esse não seja um pensamento muito comum, já que é difícil que alguém pense em um cálculo revisional de financiamento de veículos no momento em que o carro está sendo adquirido. Seria como pensar que algo vai dar errado mesmo sem antes ter começado.

Por mais que isso possa parecer um pouco estranho, é muito importante que o cálculo revisional de contrato de financiamento de veículos seja levado em consideração, pois pode ser que ele seja necessário depois de um certo tempo.

Entenda melhor sobre esse assunto, veja como um cálculo revisional pode ser importante e o que fazer para não ser prejudicado nesses casos.

Em Que Consiste um Cálculo Revisional de Financiamento de Veículos?

Para que um carro seja adquirido dessa forma, primeiro é realizado um cálculo de financiamento de veículo, que consiste em saber qual será o valor da entrada, das parcelas e por quanto tempo elas serão pagas.

As condições de um cálculo de financiamento de veículo podem variar de acordo com cada caso, já que o valor da entrada pode ser maior ou menor, bem como o período das parcelas. Por isso, não há como definir um único valor que seja compatível com todos os casos.

Infelizmente, algo que é muito comum de ocorrer é que o banco ou agente financeiro que está agindo como credor coloque taxas de juros maiores do que as permitidas ou multas que também vão contra o que está disposto legalmente. Como a maioria dos consumidores não sabe disso, então o cálculo de financiamento de veículos pode se tornar em uma cilada.

Muitos consumidores também não sabem como funciona revisional de veículos, mas o seu objetivo é justamente agir contra o seu prejuízo. O contrato passa por uma análise, em busca de eventuais irregularidades, que caso encontradas serão contestadas junto ao credor.

Como Fazer um Cálculo Revisional de Contrato de Financiamento de Veículos?

Primeiro, o processo começa mediante uma análise minuciosa de todo o contrato. As taxas de juros que estão ali dispostas são comparadas com aquelas que eram adotadas na data em que o financiamento foi firmado, para que se veja se elas estão dentro do intervalo considerado legal ou não.

A ação revisional de contrato de financiamento de veículos pode até parecer simples quando se fala dessa forma, mas com certeza não é. Além de uma análise com total cuidado e da comparação com as taxas médias de juros que eram praticadas quando da elaboração do contrato, é necessário ter um conhecimento legal e jurídico muito apurado.

Isso, por si só, já afasta a ideia de que qualquer pessoa pode fazer um cálculo revisional sozinho. Assim como calcular juros abusivos sozinho, essa realmente não é uma boa ideia, já que qualquer passo em falso (leia-se análise equivocada de dados e informações, bem como comparações erradas) já coloca tudo a perder.

Portanto, não tem nem como duvidar: é essencial procurar por uma empresa especializada, que se encarregue de fazer o serviço de ação revisional de financiamento de veículos.

Será Que eu Preciso de Um Cálculo Revisional de Financiamento de Veículos?

Muitas pessoas não encontram problemas para pagar as parcelas de acordo com o que foi definido no cálculo de financiamento de veículos, seja pelo motivo que for. Porém, mesmo essas pessoas podem estar sofrendo com a presença de juros abusivos.

O problema fica maior mesmo para as pessoas que não conseguem mais pagar as parcelas do seu financiamento. Muitas dessas pessoas não sabem o que significa veículo com alienação fiduciária, mas essa é uma cláusula muito importante em qualquer contrato de financiamento.

A alienação fiduciária autoriza que o banco ou agente financeiro tome o veículo do devedor caso ele não pague as parcelas adequadamente. Isso é autorizado pela lei e muito provavelmente está escrito no seu contrato de financiamento, já que a função dessa cláusula é resguardar o credor.

Logo ao saber disso, você já deve estar se perguntando quanto tempo demora para busca e apreensão de veículo e ter ficado bastante preocupado. Pela lei, a partir do primeiro dia de atraso no pagamento das parcelas, a busca e apreensão já é autorizada, mas, na prática, esse processo deve levar uns 3 ou 4 meses até o envio da notificação sobre a apreensão do veículo.

Portanto, o cálculo revisional de contrato é bastante importante para evitar que a situação chegue a um ponto ainda mais complicado. Ao optar pela revisão de juros abusivos, caso estes sejam efetivamente encontrados, poderá ser ingressada uma ação revisional para que os valores pagos a mais sejam abatidos das parcelas vindouras ou até mesmo ressarcidos ao consumidor.

Como Evitar a Busca e Apreensão de Veículos?

Mesmo se você tiver se identificado com as situações apresentadas, fique tranquilo: uma empresa especializada em busca e apreensão de veículos poderá te dar todo o suporte necessário, tanto para evitar a apreensão do bem quanto para garantir que você não pague mais do que realmente deve.

A Novo Ideal Consultoria é uma empresa líder nesse segmento e que pode te ajudar a evitar a busca e apreensão de carro, bem como a ter um cálculo revisional de financiamento de veículos feito com profissionalismo e eficiência. Nós podemos te ajudar, e quanto mais rápido você agir, maiores são as chances de que seu caso seja resolvido!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!