Você Sabe o Que é Considerado Juros Abusivos?

Você Sabe o Que é Considerado Juros Abusivos?

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre juros abusivos, multas ilegais e todo tipo de irregularidades em contratos. Mas, uma das dúvidas que ainda persiste na cabeça de muitas pessoas é o que é considerado juros abusivos.

Será que existe um valor único para os juros? Será que todas as taxas que estiverem acima de determinado patamar são consideradas abusivas? O que é considerado juros abusivos, afinal de contas?

Se você está com essas dúvidas, então veio ao lugar certo: aqui, você vai saber o que é juros abusivos e vai poder entender melhor o que os agentes financeiros fazem que não é permitido.

O Que é Considerado Juros Abusivos? Existe um Valor Específico?

Para quem não entende exatamente o que é juros abusivos, pode parecer que esse é um assunto simples. Tais pessoas podem pensar, por exemplo, que existe um valor X de juros que é permitido, e todas as taxas que ultrapassarem esse valor já são ilegais.

Não é exatamente isso o que acontece, embora essa afirmação não esteja de todo errada. É importante levar em conta que o que é considerado juros abusivos depende muito de cada modalidade de crédito, já que cada uma delas possui suas especificidades.

Por exemplo, os juros de cartão de crédito costumam ser de, aproximadamente, mais de 350% ao ano, enquanto os juros de empréstimo consignado giram em torno de 35%. Então, não há como definir uma taxa que seja aplicável a ambas modalidades de crédito.

Portanto, fica claro que não existe um único valor que seja unânime: cada caso é um caso, e deve ser analisado isoladamente.

Como Saber o Que é Juros Abusivos em um Contrato?

Mesmo sem que haja uma porcentagem ou valor único, cada uma das modalidades de crédito possui um limite de taxas de juros de operações de crédito, regulado pelo Banco Central do Brasil e que varia mensalmente.

A abusividade dos juros se constata a partir do momento que determinado contrato foi firmado com juros maiores do que aqueles que constam nessa tabela. Caso eles sejam altos, mas ainda estejam dentro do que o Banco Central do Brasil determinou, então isso não é caracterizado como uma abusividade.

Portanto, caso você já tenha passado pela situação de se perguntar “como saber se estou pagando juros abusivos“, essa é a resposta. Porém, calcular juros abusivos sozinho não é uma boa ideia, já que você pode se dar bem mal.

Por se tratar de um serviço que demanda muita cautela e total atenção, a revisão de juros abusivos deve ser feita apenas por profissionais especializados, que entendam do que estão fazendo e possam te assegurar de que estão desempenhando um serviço correto.

Contar Com um Simulador de Juros Abusivos Funciona?

Existem sites que dizem oferecer um simulador de juros abusivos automático, em que basta você colocar as informações em alguns campos e pronto: ele informará se você tem juros abusivos no contrato.

Essa, porém, não é a melhor das estratégias, de maneira alguma. Por mais que o sistema aparentemente funcione, um simulador de juros abusivos realmente não passa de um simulador, ou seja, ele não levará em conta as cláusulas do contrato e todas as suas minúcias.

Esse é um trabalho que não deve ser automatizado, e sim feito por pessoas que realmente entendam do assunto. Assim, mediante uma análise contratual, será possível identificar o que é considerado juros abusivos e encontrar tudo aquilo que está errado, de modo a tomar as devidas providências no futuro.

Então, muito melhor do que um simulador de juros abusivos que pode não dar certo é escolher uma empresa especializada, como a Novo Ideal Consultoria, que te dará todo o suporte necessário. Assim, você saberá exatamente o que é considerado juros abusivos e deixará de ser prejudicado por isso.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!