Qual dívida quitar primeiro?

banner

Todo fim de ano vem acompanhado de várias promessas, seja para a vida pessoal, profissional, afetiva e, por que não, financeira? Afinal, é tempo de fazer um balanço de tudo o que se passou no ciclo que se encerra e fazer planos, que sem dúvida alguma devem vir acompanhados de um planejamento das próprias finanças. 

E, para quem deve começar 2019 no vermelho, nada melhor que pensar em como saldar suas dívidas para um ano sem maiores contratempos e preocupações. Nesse sentido, sempre surge a dúvida: qual dívida quitar primeiro? 

Saiba que esse é um ponto extremamente estratégico, pois postergar contas atreladas a juros, multas e outras penalidades pode inviabilizar seu esforço de honrar todos os seus compromissos. E pensando em lhe ajudar com a resposta dessa pergunta, preparamos este post com algumas dicas incríveis. Confira!

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito, sem dúvida alguma, é o grande vilão da maioria dos endividados. Isso se deve, muitas vezes, a tentação do pagamento mínimo da fatura ou do parcelamento do passivo em atraso. 

Essas duas operações incorrem em altíssimos juros, um dos maiores do mercado. Inclusive, desde abril de 2018, por determinação do Conselho Monetário nacional, os juros para quem paga o mínimo da fatura ou não quita nenhum percentual do valor em aberto passou a ser o mesmo, o que torna ainda mais desvantajoso recorrer essa opção. Por isso, é preciso priorizar mais do que nunca o pagamento do cartão

Renegocie sempre que possível

Para vários tipos de credores, é possível renegociar dívidas em termos amigáveis. Lojas com sistema próprio de crediário, por exemplo, dado os elevados índices de inadimplência, hoje, no Brasil, quase sempre estão abertas a essa opção.

Com isso, se você se encontrar em uma situação em que deve escolher quais dívidas pagar primeiro, tente estabelecer uma negociação com esses credores que pelo menos oferecem melhores condições para pagamento. Assim, você poderá priorizar outros débitos atrelados a juros e multas mais “pesadas”.

Enxugue seus gastos

De nada adianta fazer um esforço enorme para pagar dívidas e, por outro lado, continuar a gastar como se nada estivesse acontecendo, não é mesmo? Reorganização financeira também demanda um gasto consciente, planejado.

Dessa forma, é fundamental que você “aperte o cinto” até que suas contas estejam reequilibradas. Para isso, comece sempre pelo supérfluo, como viagens não programadas, refeições fora de casa, itens de consumo que não sejam de primeira necessidade.

Enfim, vale olhar para si e avaliar o que pode deixar de fazer parte de seus hábitos de consumo. Olhando de forma séria para sua realidade, você poderá perceber que muito pode ser feito nesse sentido.

Munido de nossas dicas sobre quais dívidas pagar primeiro, temos certeza que você está muito melhor preparado para trilhar um novo caminho em termos de organização financeira. Fique atento, principalmente, àqueles passivos que geram maiores punições para não incorrer em maiores prejuízos com o passar dos meses.

Depois de conferir mais este post de nosso blog, queremos saber: quais dívidas você pretende quitar em 2019? Conte para a gente nos comentários!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!