Um levantamento feito pela Bolsa de Valores brasileira (B3 – BM&FBovespa) mostrou que o número de carros novos financiados até o mês de março de 2018 cresceu 14,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Só no primeiro trimestre do ano, foram cerca de 469 mil unidades vendidas a crédito, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas.
Acha que isso é muito? É porque você ainda não viu o número de carros usados que foram financiados no primeiro trimestre do ano. Segundo o mesmo levantamento da B3, o número chegou a 843 mil unidades. Um crescimento de 5,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Quais os modelos mais financiados?
A investigação realizada pela B3 também mostrou quais os modelos de veículos foram mais financiados. E o vencedor foi os SUVs.
Nos cinco primeiros meses de 2018, esses modelos representaram 22,8% dos financiamentos realizados, ultrapassando os modelos de entrada. Eles também são preferência nas compras realizadas no país, ficando nos primeiros lugares da lista de veículos mais vendidos.
Veículos de alto padrão também são parcelados
Sabe aquela Audi ou Mercedes que você vê pelas ruas da cidade? Ele, muito provavelmente, foi parcelado. Isso mesmo! Até mesmo o dono de um carro premium financia o seu veículo.
A marca alemã Audi, por exemplo, chegou a financiar 42% das vendas realizadas em 2017. Já na Jaquar Land Rover, cerca de 50% dos consumidores costumam parcelas suas compras.
Além do financiamento, as marcas também oferecem outras facilidades. A BMW (e sua subsidiária Mini) é uma delas. A empresa possui planos como o Sign & Go, que oferece uma entrada flexível de 0% a 49% do valor do veículo e 24 mensais fixas mais a parcela final de 50% do valor total.
Esses dados mostram que o financiamento é um recurso utilizado por pessoas com diferentes poderes aquisitivos.
Qual o tipo de financiamento mais popular?
Atualmente, é possível encontrar diferentes modalidades de financiamento disponíveis no mercado. O mais popular dentre todos eles é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
O levantamento realizado pela B3 mostrou que 84,4% dos financiamentos realizados no primeiro trimestre de 2018, foram feitos utilizando essa modalidade.
Representando 14,2% dos financiamentos e ficando em segundo está o consórcio. O leasing é a terceira mais utilizada, com 0,6%.
Cuidado ao contratar um financiamento
Lembra-se daquela frase que toda mãe diz? “Você não é todo mundo!” Isso também se aplica ao financiamento.
Apesar dos números mostrarem que milhares de brasileiros têm recorrido a essa modalidade de pagamento para poderem realizar o sonho de ter o seu próprio carro, é preciso tomar alguns cuidados antes de contratar um.
Isso porque um levantamento da Serasa Experian mostrou que o financiamento de veículos é o 3º maior motivo de endividamento dos brasileiros. Você é um desses milhões de consumidores que está com o nome sujo devido a uma dívida com a instituição financeira?
Saiba que a Novo Ideal Consultoria pode te ajudar nisso! Entre em contato com os profissionais da empresa e descubra o que ela pode fazer por você.