Aprenda a gerenciar suas finanças pessoais

As pessoas que não possuem o hábito de gerenciar suas finanças pessoais, geralmente não o fazem, pois acreditam que dá muito trabalho. Mas isso não é verdade. Basta ter planejamento e organização.

Quando falamos em gerenciamento de finanças, não estamos falando em manter suas contas sempre no azul, mas em ter um controle eficiente dos gastos, para que dessa forma você tenha chances de poupar, investir e conquistar seus sonhos.

E ter um sonho, ou objetivo financeiro, é muito importante! Pois ele te ajuda a controlar os gastos variáveis e te motiva a procurar formas de reduzir os gastos fixos.

Quer mais dicas do que fazer para gerenciar suas finanças? Então continue a leitura!

1ª dica: tire um dia do mês para organizar seus gastos

Organize uma planilha com todos os seus gastos fixos (aluguel, água, telefone, plano de saúde, mensalidade da faculdade, etc.), dívidas e gastos eventuais. Insira também todas as suas receitas, tais como salário, ganhos eventuais etc.

 

 


2ª dica: estabeleça prioridades

Após colocar em um papel todos os seus gastos, analise-os para descobrir qual deles é supérfluo e pode ser reduzido ou cortado.

Você pode, por exemplo, trocar o seu plano de telefone ou de saúde. Diminua os passeios e as idas a restaurantes. No início, pode ser um momento difícil que requer disciplina, mas lembre-se que é necessário e transitório.

3ª dica: anote. Sempre!

Se você não anota todos os gastos que tem ao longo do mês, vai ver a sua planilha com furos.

Por isso, não deixe de registrar nem mesmo os pequenos gastos, como pequenos lanches, etc. Por mais que o valor pareça muito baixo para impactar seu orçamento, quando somadas, estas pequenas despesas podem fazer a diferença no final do mês.

Para facilitar esse controle, conte com a ajuda de um gerenciador financeiro. Existem diversas opções no mercado, que permitem que você acrescente os gastos do seu computador ou smartphone.


4ª dica: poupe

A maioria das finanças pessoais são comprometidas por dívidas e/ou gastos que aparecem de repente. Para que você não seja pego de surpresa vai precisar poupar uma porcentagem do seu salário.

Não se esqueça de incluir esse valor na planilha de orçamento mensal, como um gasto fixo.

O ideal é que você poupe cerca de 10% a 15% do seu salário, sempre no início do mês para evitar gastar esse dinheiro em outra coisa que não seja necessário.

Conclusão

Nenhuma das dicas que apresentamos funcionará, se você não tiver disciplina para organizar as suas finanças e resistir as tentações do consumo. Elas surgem a todo instante, mas lembre-se de manter-se focado em seu sonho.

Tenha calma e paciência consigo mesmo. Se acostumar com novos hábitos é difícil, mas não é impossível. E depois de alguns meses você verá os resultados.

Um bom gerenciamento financeiro, ajuda a diminuir suas preocupações financeiras já que te permite ter um controle sobre o seu dinheiro.

Além disso, quando você está com suas finanças em dia, você consegue planejar futuras dívidas maiores.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!