Número de veículos financiados se mantém estável em 2017. Essa é uma excelente notícia, já que os financiamentos são uma das formas mais comuns de se adquirir um carro. Porém, existe um contraste muito grande entre essa situação e um mandado de busca e apreensão de veículos, que é uma situação bastante temida.
Existem muitos mitos sobre a busca e apreensão de veículos, e grande parte disso se deve ao desconhecimento das pessoas em relação ao que realmente acontece nesse processo. Por isso, conhecer a fundo como evitar um mandado de busca e apreensão de veículos fará toda a diferença na forma de como lidar com a situação.
Entenda como funciona um mandado de busca e apreensão de veículo, o que você deve (ou não deve) fazer para que esteja sujeito a ele e como resolver esse problema, caso você já esteja com um veículo com busca e apreensão.
Como Funciona um Mandado de Busca e Apreensão?
Resumidamente e de uma forma bem simples, a busca e apreensão é uma consequência das parcelas em atraso de veículos.
A maior parte dos contratos de financiamento de veículos (para não dizer todos) conta com uma cláusula que autoriza a alienação fiduciária. O nome é bem estranho, mas o significado é simples: ela determina que a garantia do financiamento é o próprio bem, no caso, o veículo.
Portanto, quando houver parcelas em atraso de veículos, eles já estão sujeitos à busca e apreensão. Desde que conste em contrato, essa é uma cláusula legal e que em nada fere a determinação das leis.
Muita gente, então, pode querer saber quanto tempo demora para a busca e apreensão de veículo, para tentar evitar ao máximo o mandado de busca e apreensão de veículos. Geralmente os agentes financeiros esperam pelo atraso do pagamento de três parcelas, mas nada impede que eles ingressem com a ação depois de um único dia de atraso.
Para que um veículo com busca e apreensão realmente seja considerado assim, é essencial que o devedor já tenha recebido uma notificação formal de que seu veículo será apreendido, que é o que legitima o processo.
Caso contrário, ligações que ameacem a apreensão do veículo ou até mesmo de outros bens do devedor não possuem validade legal e podem até ser enquadradas como uma forma de constrangimento que pode ser levada à Justiça.
A validade do processo só começa a partir do momento do recebimento da notificação. Então, o devedor tem 5 dias para pagar todo o valor devido ou 15 dias para apresentar uma defesa para o seu caso.
Portanto, sem sombra de dúvidas, o melhor a se fazer é evitar a ação de busca e apreensão de veículo, já que é mais fácil prevenir do que remediar.
Estou Com Parcelas em Atraso de Veículos. E Agora?
Por mais que saber como não sofrer um processo de busca e apreensão de veículos seja mais prático e evite problemas futuros, algumas pessoas já não conseguem evitar essa situação, pelo fato de que uma ou mais parcelas já estão atrasadas.
Ter um veículo com busca e apreensão ou que esteja em vias de sofrer esse processo já pode assustar bastante a qualquer um que tenha realizado o sonho da aquisição do seu carro através de um financiamento, mas não é preciso entrar em pânico, já que a situação ainda não está perdida.
Como foi visto anteriormente, geralmente o mandado de busca e apreensão de veículos só é ingressado depois de 3 parcelas em atraso, já que os custos do ingresso dessa ação são consideráveis, e os agentes financeiros julgam esse atraso já como sendo relevante. Porém, qualquer atraso já deflagra cuidados importantes.
Para evitar a busca e apreensão de veículos financiados de uma vez por todas, basta que o devedor busque pagar suas dívidas e ficar em dia com o agente financeiro. Assim, não haverá mais motivos que possam levar a um mandado de busca e apreensão de veículo.
Porém, caso as parcelas em atraso de veículos sejam uma realidade e o devedor não tenha como quitar essas dívidas, então ele deve procurar por seus direitos. Felizmente, muitos contratos de financiamento de veículos contam com irregularidades, o que é um ponto que pode beneficiá-los.
A melhor forma de como recuperar carro apreendido é procurar por uma empresa especializada em busca e apreensão de veículos, que possa oferecer todo o suporte necessário e fazer com que você não perca o seu veículo.
Como Evitar o Mandado de Busca e Apreensão de Veículo?
Você não deve tentar seguir os trâmites legais e jurídicos necessários sozinho, pois esse é um processo bem complexo, que demanda o auxílio de uma empresa especializada na revisão de juros abusivos e que também entenda profundamente sobre o assunto.
Para que você não seja uma vítima do mandado de busca e apreensão de veículos, conte com a ajuda da Novo Ideal Consultoria, que tem uma equipe especializada no assunto e fará tudo o que for possível para que você não perca o veículo em busca e apreensão, mesmo que tenha parcelas em atraso de veículos. Entre em contato conosco agora mesmo!