Infelizmente, os juros abusivos estão presentes em quase todos os contratos, sejam eles de financiamento, cartões de crédito, empréstimo ou de qualquer outra modalidade de crédito. Por isso, muitas pessoas querem calcular juros abusivos, de modo a saber se estão sendo prejudicadas pelos bancos ou agentes financeiros e qual o valor desse prejuízo.
Porém, calcular juros abusivos é uma tarefa que não é tão fácil quanto se parece. Isso leva à seguinte questão: será que o cálculo de juros abusivos pode ser feito por qualquer pessoa?
Devo Calcular Juros Abusivos?
Não há dúvidas de que todas as pessoas devem optar pelo cálculo de juros abusivos, principalmente aquelas que acreditam que o contrato está com algum tipo de irregularidade. Mas, você pode estar se perguntando: “como saber se estou pagando juros abusivos“?
Se o valor das parcelas está aumentando constantemente e sem nenhum motivo ou causa aparente, esse pode ser um indicativo da presença de juros abusivos. Outra evidência que também pode ser válida é a dívida se tornar mais difícil de ser paga a cada mês que passa, seja pelo motivo que for.
Porém, nem sempre esses sinais aparecem ou são captados pelas pessoas. Por isso, mesmo que você consiga fazer o pagamento das parcelas sem maiores problemas, a chance de que ela conte com juros abusivos ainda é muito grande.
Por isso, pela dúvida, calcular juros abusivos é sempre recomendável, mesmo que não se sinta nada de diferente. Assim, será possível reduzir juros abusivos do cheque especial e até mesmo saber se a dívida com cartão de crédito tem juros abusivos.
Posso Fazer o Cálculo de Juros Abusivos Sozinho?
Essa é uma vontade de muitas pessoas, já que ninguém merece ter que pagar valores maiores do que os que a lei permite por causa de erros na hora da elaboração do contrato ou até mesmo por má fé dos agentes financeiros.
Porém, a forma de como fazer o cálculo de juros abusivos é bastante complexa. É necessário analisar minuciosamente cada uma das cláusulas, ter um bom conhecimento das leis, comparar a taxa de juros da época que o contrato foi firmado com as taxas de juros de operações de crédito do Banco Central do Brasil, entre várias outras tarefas.
Além de tudo isso, ainda que você se esforce e consiga calcular juros abusivos, depois disso é preciso apresentar tais informações para o banco ou agente financeiro, de modo a parar de pagar esses valores tão altos. Por isso, depois do cálculo, deve ser solicitada a revisão de juros abusivos.
Logo, é até possível tentar fazer o cálculo de juros abusivos, mas não haverá como se assegurar de sua precisão, o que é fundamental para que essa ação traga os resultados esperados.
Ao invés de ter todo o trabalho para calcular juros abusivos e ainda correr o
risco de ter coletado algum dado ou informação equivocada, o melhor a se fazer é contar com uma empresa especializada nesse segmento, como a Novo Ideal Consultoria, que pode ajudar a resolver o seu problema e fazer com que você não pague mais do que realmente deve.