Infelizmente, é muito fácil contrair dívidas em um veículo. Elas podem ser causadas pelo atraso no pagamento das parcelas do financiamento ou pela aplicação de multas, por exemplo. Caso a quitação dessas dívidas demore muito tempo até que seja feita, o resultado pode ser um carro com dívida praticamente impagável, o que poderá tirar algumas noites de sono de seu proprietário.
Se você estiver nessa situação, não se preocupe. Basta ter tranquilidade e seguir a alguns passos para superar a situação do carro com dívida. Confira quais são esses passos!
Passo a Passo Para Quitar Carro Com Dívida
Verifique Todas as Dívidas do Veículo
Veja quais são todas as dívidas do veículo, como IPVA, parcelas atrasadas do financiamento e eventuais multas. Anote o valor de cada uma delas e sua data de vencimento. Pode ser que essa etapa dê um pouco de trabalho, já que pode ser difícil encontrar algumas das dívidas, mas depois de ter tudo organizado ficará muito mais fácil saber o que deve ser pago primeiro e como esse pagamento será feito.
Confira se as Multas São Passíveis de Recurso
Muitas multas realmente são aplicadas por infringir as leis de trânsito, seja devido ao ato de estacionar em local impróprio, dirigir a uma velocidade maior do que a permitida ou cruzar um farol vermelho. Porém, caso você acredite que alguma das multas foi emitida injustamente, existe a possibilidade de tentar recorrer para obter parte do dinheiro de volta.
É bastante simples fazer esse processo. Escreva uma carta e entregue-a no departamento de trânsito da cidade em que você mora. O prazo máximo para que se dê entrada a esse recurso é de 30 dias depois de receber a notificação da infração, então preste atenção nos prazos.
Considere Buscar por Ajuda Especializada
Empresas especializadas podem ser contratadas para te ajudar na quitação das dívidas do veículo. As principais ocasiões em que essas empresas podem ser contratadas são as seguintes:
- Falta de tempo para dar entrada no recurso de multas;
- Desconfiança de que estão sendo cobrados juros abusivos nas parcelas do financiamento, tenha seu pagamento atrasado ou não.
No caso do auxílio em relação a multas, algumas empresas atuam somente neste ramo. Já na parte dos pagamentos, empresas especializadas, como a Novo Ideal Consultoria, é capaz de fazer uma análise aprofundada do contrato de financiamento e verificar se realmente existe a cobrança de juros abusivos ou não. Caso positivo, pode ser ingressada uma ação revisional de juros para que o agente financeiro devolva o valor pago a mais e renegocie as próximas parcelas para que as taxas de juros fiquem dentro da média de mercado da época em que o contrato foi firmado.
Defina Como as Dívidas Serão Pagas
Depois de ter um panorama melhor de toda a situação, chegou a hora de começar a extinguir as dívidas. Cada uma delas pode ser paga de forma diferente:
- Parcelas em atraso do financiamento: o próprio agente financeiro, seja ele um banco ou uma financiadora, deve ser procurado para que o pagamento seja feito;
- Multas: se ainda estiverem dentro do prazo de pagamento, a própria notificação da infração pode ser utilizada para isso. Caso ela já tenha vencido ou tenha sido perdida, o pagamento deverá ser feito pela Guia de Recolhimento de Multas (GRM), em bancos conveniados ou diretamente no departamento de trânsito de cada estado;
- IPVA em atraso: uma nova guia pode ser emitida na página da Secretaria da Fazenda e seu pagamento pode ser feito tanto na própria Secretaria quanto online.
Faça uma Negociação Para Pagar as Dívidas
Veja quanto dinheiro você tem disponível para deixar de ter um carro com dívida. Caso seja possível fazer um pagamento à vista, o mais vantajoso é negociar um desconto com a instituição, já que esse pagamento é benéfico tanto para o cliente quanto para eles.
Se a melhor opção para o orçamento for o pagamento parcelado, como pode ser feito no caso do IPVA, é essencial confirmar que o valor das parcelas realmente pode ser pago todos os meses. Esse valor deve ser incluso junto às despesas fixas do mês até que o IPVA tenha sido quitado.
Analise se a Venda do Carro é Viável
Pode chegar um ponto que as dívidas são impagáveis, independentemente de quais esforços e sacrifícios sejam feitos para tal. Se for esse o caso, coloque tudo na ponta do lápis e veja se é uma boa ideia vender o carro. Assim, o valor obtido pode ser utilizado para quitar todas as dívidas e o que sobrar pode ser investido na entrada de um novo veículo.
Fuja dos Juros Abusivos!
Grande parte das pessoas que tem um carro com dívida chegou a essa situação devido à abusividade dos juros cobrados no financiamento, que chegou ao ponto de não poder mais ser pago devido às outras despesas do mês, que não param de subir.
Se você acredita que esteja sendo refém dos juros abusivos, saiba que empresas especializadas podem te ajudar a pagar o valor justo pelo financiamento, e não um montante que pode chegar a até duas vezes o valor do veículo. A Novo Ideal Consultoria é uma dessas empresas, que podem ajudar os clientes a deixar de ter um carro com dívida, garantir que todos os seus direitos sejam preservados e que valores abusivos não sejam mais pagos nos financiamentos!