Perguntas comuns
É um crédito pré-aprovado que alguns bancos liberam já no momento de abertura da conta corrente, mesmo que o cliente não tenha solicitado. Portanto, o cheque especial também é uma espécie de empréstimo.
Talvez você já tenha utilizado o cheque especial sem nem saber que estava usando, pois ele funciona de forma automática. Isso significa que um valor fica disponível para você usar quando precisar.
Caso você o utilize, a cobrança do valor será feita assim que algum dinheiro cair na conta, sempre com o acréscimo de juros.
O ideal é evitar ao máximo o cheque especial, mas claro que situações de emergência podem acontecer. Por isso, é recomendado usar esse limite somente se você tiver certeza que vai conseguir repor o dinheiro em questão de dias.
A resposta para essa pergunta depende do banco que ofereceu o crédito, já que essas instituições oferecem condições diferenciadas para o uso dessa linha de crédito. Algumas instituições disponibilizam um prazo de até 10 dias sem juros para pagar o cheque especial, mas nem todas têm o mesmo prazo de pagamento.
A taxa de juros do cheque especial é muito alta, porque não é feita uma análise de crédito antes de liberar o dinheiro. Desse modo, o banco não tem nenhuma garantia de que vai receber o valor devido.
Outro ponto que torna os juros tão altos é que não há um prazo para pagamento. O banco pode receber em 10 dias ou em anos.