A última apuração da taxa de desemprego não foi nada animadora: 14,1 milhões de pessoas estão sem ocupação, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Isso corresponde a preocupante taxa de 14,3% do total da população, com dados correspondentes ao trimestre de Agosto a Outubro de 2020. Comparativamente, nos três meses antecedentes (Maio a Julho) essa taxa era de 13,8% e no mesmo período do ano anterior, correspondia a 11,6%.
De fato, a desocupação já era um problema que assolava nossa população há anos, mas foi agravada com a crise da pandemia do novo coronavírus e da queda de economia.
Veja qual é a perspectiva para o primeiro trimestre de 2021 e que cuidados você deve tomar para garantir sua saúde financeira.
Perspectiva de desemprego no Brasil no primeiro trimestre de 2021
A taxa de desemprego afeta diretamente a economia, à medida que o poder de compra da população cai como um todo, gerando queda no consumo de produtos não essenciais.
Dessa forma, praticamente todos os setores são impactados. O comércio e as pequenas empresas, por exemplo, dificilmente conseguem manter ativo o mesmo quadro de funcionários, uma vez que a demanda é reduzida drasticamente e os encargos são altíssimos. O setor de serviços corresponde a 2/3 do PIB e dos empregos no Brasil!
Além disso, o clima de insegurança também afeta os que estão atualmente empregados: são pessoas que passam a poupar mais, temendo pelo futuro.
Nesse sentido, o fato de o auxílio emergencial ter sido suspenso a partir de janeiro de 2021 é igualmente um aspecto que faz com que a economia se mantenha na corda bamba.
E como se não bastasse, a imprevisibilidade da pandemia (que apresentou grande alta de casos no final de 2020) não nos deixa com outra saída além de mais alguns meses de incertezas sobre a reintegração do patrimônio nacional e a diminuição da taxa de desemprego.
Segundo o Secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, a perspectiva para a retomada da economia no primeiro trimestre do ano é bem tímida.
Embora o setor industrial tenha aumentado sua produção de Outubro para Novembro de acordo com o IBGE (1,2% de avanço), ainda não houve tempo para que outros setores se recuperassem e com isso gerassem mais empregos.
18
Conforme Sachsida salientou em uma live recente, é preciso ter cautela no primeiro trimestre, pois os resultados devem aparecer timidamente e ir melhorando conforme o semestre inicial do ano avança.
Ainda, a perspectiva de vacinação mais eminente anunciada na primeira semana do ano pode contribuir para um panorama mais positivo entre a população. Com isso, a expectativa dos analistas econômicos de que o PIB brasileiro avance em mais de 3% esse ano pode se concretizar, de fato.
Com o aumento da taxa de desemprego, que cuidados devo tomar?
Caso você faça parte da parcela de milhões de brasileiros desempregados, você deve tentar minimizar ao máximo o impacto que a essa instabilidade (temporária, esperamos!) terá na sua vida.
É preciso ter em mente que em momentos como esse, é imprescindível um bom planejamento financeiro, pois tudo o que você tiver reservado ou puder contribuir para a sua subsistência (como o seguro desemprego, por exemplo) é vital!
Logo, se você não tem uma reserva de emergência, tenha registrado todos os gastos e entradas, por menores que sejam. Certamente, isso vai trazer mais clareza sobre a situação que enfrenta e poderá auxiliar no controle de gastos.
Inclusive, a taxa de trabalhadores autônomos subiu em 4,9% (cerca de 1,1 milhão a mais de pessoas) entre Maio e Julho de 2020. Se você sempre quis trabalhar por conta própria, pode ser que esse seja o momento! Confira as dicas para começar a empreender.
Ainda, se você está empregado(a), que boa notícia! Aguente firme, mas tenha em mente que as dicas que citamos acima são igualmente importantes para você.
Cuidar da saúde financeira é um hábito o qual finalmente boa parte dos brasileiros começou a se preocupar. Portanto, conte com as dicas da Novo Ideal Consultoria para não ter surpresas desagradáveis e cuidar da melhor forma do seu patrimônio.
Que tempos melhores cheguem com o ano que se inicia e que você possa alcançar, cada dia mais, a estabilidade nas suas economias.