Saber como fazer uma planilha de gastos mensais é o primeiro e provavelmente mais importante passo para ter controle e alcançar a independência financeira. É uma ferramenta fundamental para que você crie hábitos essenciais de organização e monitore de perto tudo que entra e sai da sua conta bancária.
Para te ajudar a montar uma planilha de gastos mensais simples e eficiente, a equipe do blog da Novo Ideal Consultoria preparou esse conteúdo para que você entenda o que precisa constar na sua planilha e quais as principais etapas para alcançar o controle financeiro e fugir de dívidas de cartão de crédito, por exemplo. Então abra o seu Excel e vem acompanhar essas dicas.
Como Ter Controle Financeiro
O intuito de saber como fazer uma planilha de gastos mensais é aprender a controlar o seu orçamento, ficando atento a todo tipo de movimentação, o que entra e principalmente o que sai.
A intenção ao criar uma planilha de gastos mensais não é para que você abdique de momentos de lazer ou pequenos gastos “inocentes” e sim que aprenda a controlá-los para que no futuro o ato simples de guardar dinheiro não pareça impossível.
Um dos principais inimigos de quem tenta, mas não consegue controlar o próprio dinheiro são os pequenos gastos, mas ao ficar ciente do que é necessário para ter controle sobre a sua receita, você verá que até mesmo esses gastos que passam despercebidos podem ser mapeados sem que você deixe de fazer atividades prazerosas.
Os passos fundamentais para o controle financeiro são:
- Reveja suas prioridades;
- Mude seus hábitos de compra, pesquise melhor;
- Tenha controle de todos os gastos mensais (faça uma planilha);
- Divida seus gastos por categoria;
- Planeje-se para gastos pontuais, como IPTU, IPVA, material escolar, etc;
- Invista na sua educação financeira.
Sabemos que não existe uma receita pronta, mas apostar em novos hábitos financeiros é o primeiro passo para ter controle sobre suas finanças.
Dicas de Como Fazer Uma Planilha de Gastos Mensais
Uma vez que você entenda a importância do controle financeiro saber como fazer uma planilha de gastos mensais se torna apenas uma formalidade, pois essa planilha funciona como um auxílio visual para que você fique sempre atento às suas finanças.
Caso você não tenha muita intimidade com os programas de planilhas, na internet é possível encontrar diversas opções para te ajudar, como aplicativos para celular nos quais o padrão já está pronto. Algumas empresas como a BM&FBovespa e o IDEC, também fornecem modelos prontos de planilhas para ajudar, entretanto, eles podem não elencar todas as suas necessidades, por isso o ideal é montar o próprio modelo desde o início.
Os passos são os seguintes:
- O primeiro passo é escolher a ferramenta para criação da planilha, aposte nas planilhas online do google drive, além de ser possível importar as informações para o seu computador, você poderá ter acesso a ela em qualquer lugar que estiver, inclusive pelo celular;
- Mapeie os seus gastos. Olhe a fatura do cartão dos últimos 3 meses para que você possa elencar os gastos mais comuns em categorias particulares e os demais em gastos
supérfluos;
- Em seguida crie uma coluna elencando todos os gastos principais, como: água, luz, telefone (celular), aluguel ou parcela da casa, compras de supermercado, outros gastos comuns como academia e gastos gerais, com lazer, entre outros.
- Nas colunas seguintes coloque os meses do ano a partir da segunda coluna;
- Na linha ao final das despesas coloque o total utilizando a fórmula “=SOMA(Intervalo:intervalo);
- Por fim, na última linha coloque o seu orçamento e subtraia pelos gastos mensais.
A ideia é que com essas informações você seja capaz de entender as suas finanças e trabalhar para que ela nunca fique no vermelho, analisando seu padrão de gastos durantes os meses e se preparando para possíveis imprevistos, por exemplo.
A Novo Ideal Consultoria é uma empresa especializada na revisão de juros abusivos de empréstimos, financiamentos bancários e cartão de crédito, entre em contato para mais informações.