Veja como é fácil fazer seu controle financeiro através de planilhas de gastos e assuma as rédeas das suas finanças de uma vez por todas.
A planilha de gastos pessoais é um ótimo recurso para quem deseja ter mais controle financeiro, equalizando as dívidas ao mesmo tempo em que passa a poupar parte de seus rendimentos.
As opções disponíveis são diversas: temos planilhas que você pode estruturar no Excel, modelos prontos disponíveis para download e aplicativos próprios para esse fim.
Confira quais são as vantagens de cada umas dessas opções e saiba como utilizá-las!
Planilha de gastos pessoais no Excel
Caso você já tenha familiaridade com a ferramenta Excel, que faz parte do pacote Microsoft Office (instalado em seu computador), ótimo!
Porém, se você não costuma utilizar esse programa, não tem problema. Para fazer uma planilha de gastos pessoais simples por lá, basta abrir o programa e criar uma coluna que corresponderá a seus gastos. Basta coloca-los um após o outro, verticalmente.
Em seguida, faça uma coluna para cada mês do ano, até chegar em dezembro.
Anote na coluna de gastos tudo o que sai de seus rendimentos mensalmente, como: conta de energia e água, gás, aluguel, parcelas de empréstimos, entre outros.
Além desses itens, você também pode guardar os comprovantes de compras diárias ou anotá-las paralelamente e classifica-las na planilha como desejar, por exemplo: vestuário, transporte, entretenimento.
Quanto mais detalhados forem os seus gastos, mais fácil ficará visualizar onde está gastando mais e o que pode e deve ser reduzido.
Já nas colunas que representam os meses, insira o valor correspondente de cada um dos itens descritos na coluna de gastos.
Então, logo abaixo de cada coluna mensal, basta clicar em “FX” acima da tabela e clicar em “SOMA”, ou então selecionar esse campo e colocar “=SOMA( )”, selecionando para dentro dos parênteses todos os valores que deseja somar.
Dessa forma, você conseguirá visualizar facilmente mês a mês através da sua planilha de gastos pessoais o seu consumo, ajustando o que for necessário!
Outra maneira parecida de se organizar é por meio das planilhas do Google. Elas funcionam praticamente igual a uma planilha do Excel, porém, com a vantagem de poderem ser acessadas de qualquer lugar (com computador ou aplicativo no celular), sem internet (basta habilitar) e ser compartilhada com outras pessoas.
Para acessar, é preciso ter uma conta do Gmail e fazer seu login.
Planilha de gastos pessoais para download
Há também quem prefira trabalhar com modelos de planilhas de gastos pessoais prontas, feitas por empresas blogs especializados e empresas que oferecem soluções financeiras a seus clientes.
É o caso da planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o IDEC. Com essa ferramenta, você encontrará uma série de orientações para categorizar seus gastos e receitas e, assim organizar com precisão seu orçamento.
Para saber como tudo funciona, basta navegar pelo menu principal e acessar as orientações sobre o preenchimento das colunas.
Outra ferramenta interessante é a planilha de gastos pessoais que o PagSeguro fez em parceria com o UOL Economia. Aqui, é possível listar seus gastos em diversas áreas que já vem discriminadas e ao final do mês ver o consolidado de entradas e saídas.
Essas opções são bem interessantes, porque já trazem uma lista de despesas que muitas vezes podem passar despercebidas por nós. É um jeito prático e ao mesmo tempo completo de fazer as verificações financeiras e otimizar nosso consumo.
Aplicativos para guardar dinheiro
Por fim, se você quer fazer um controle financeiro completo e assertivo, mas não gosta tanto da ideia de fazê-lo por meio de uma planilha de gastos pessoais, tudo bem.
A tecnologia é nossa aliada nos dias de hoje e você também pode usar um aplicativo para poupar dinheiro.
Por meio de informações que são coletadas diretamente da sua conta e cartão de crédito ou mesmo que você preenche diariamente, são computados suas receitas e gastos, criando planos de economia personalizados e trazendo a mesma visualização do todo que você pode ter nas planilhas.
Por fim, devemos destacar que o importante é escolher a ferramenta que mais lhe agrada para que o hábito de controlar seus gastos passe a ser algo fácil e ao mesmo tempo útil, ajudando a alcançar seus objetivos!
Veja mais dicas de como se organizar financeiramente no blog da Novo Ideal Consultoria.