Alienação Fiduciária: Tire Todas as Suas Dúvidas

Alienação Fiduciária

A alienação fiduciária é algo muito mais comum do que se parece. A maioria dos contratos de financiamentos de veículo conta com essa cláusula, que é desconhecida por grande parte das pessoas e pode até assustar algumas delas.

Portanto, é muito importante saber o que é a alienação fiduciária, em que ela pode implicar, como evitá-la e o que deve ser feito caso ela aconteça. Assim, você não será lesado e saberá exatamente como proceder caso essa situação ocorra.

O Que é Alienação Fiduciária?

Quando você faz o financiamento de um automóvel, é gerado um contrato em que constam todas as suas cláusulas. A partir do momento em que ele for assinado, significa que você está de acordo com o que ali consta, mesmo que haja irregularidades que você desconheça.

A alienação fiduciária em garantia está presente em praticamente todos os contratos de financiamento de carros, motos e demais veículos. Para que o banco ou outro agente financeiro possa lhe conceder um financiamento para a aquisição do veículo, este precisa ter uma garantia que lhe resguarde caso haja algum problema com o pagamento das parcelas.

A alienação fiduciária em garantia é exatamente isso. Para que o agente financeiro não fique em uma posição desfavorável, este determina que o próprio veículo seja a garantia do contrato. Ou seja, caso ele deixe de ser pago, o agente financeiro pode tomar o veículo e leiloá-lo para cobrir esse prejuízo.

A Alienação Fiduciária em Garantia é Legal?

Sim. Não existe nenhuma ilegalidade nessa cláusula, que atua como uma forma de garantia para o banco. Caso o pagamento seja feito corretamente, o contratante do financiamento não terá nenhum problema.

É importante esclarecer que em contratos em que conste essa cláusula de alienação, o veículo não é, em um primeiro momento, de propriedade do contratante, e sim do agente financeiro. Depois que ocorrer o pagamento de todas as parcelas, aí sim ocorrerá a transferência de posse para o consumidor, mediante todos os trâmites legais necessários com os órgãos de trânsito competentes.

Depois dessa transferência, será removida a restrição constante no documento do usuário do carro, que, por fim, passará a ser seu proprietário.

Porém, por mais que a cláusula em si não seja ilegal, abusividades e cobranças irregulares constantes nela não são permitidas pela lei. Os juros de mora e multa, por exemplo, nem sempre estão discriminados no contrato, mas devem ser de 1% e 2% no máximo, embora haja escritórios de cobrança que cobram juros abusivos e elevam esse valor para até 30%, o que se configura ilegal.

Como existe essa cobrança irregular e muito mais alta do que o permitido pela lei, o pagamento das parcelas fica cada vez mais difícil, até que este se torne impossível e o devedor tenha seu veículo tomado através de uma ação de busca e apreensão de veículos.

O Que Pode Ser Feito Contra Alienação Fiduciária?

Conforme foi visto anteriormente e de acordo com a Lei Nº 13.043, válida desde o dia 13 de novembro de 2014, a alienação fiduciária em garantia é permitida pela lei, bem como o ingresso em um eventual processo de busca e apreensão de veículos.

Porém, valores abusivos de juros e taxas não são legais, e é aí que algo pode ser feito para proteger o consumidor. Mediante a revisão do contrato, caso sejam encontradas abusividades e irregularidades, o documento será reformulado e todos os valores cobrados indevidamente serão corrigidos de acordo com o disposto nas leis vigentes.

Para isso, porém, o contrato deve ser revisado com total atenção, para que nada passe despercebido.

Preciso de Ajuda Com Alienação Fiduciária em Garantia!

Se você está sendo refém da alienação fiduciária em garantia, saiba que o contrato de financiamento pode ser revisto e você pode se livrar de cobranças ilegais, de modo a não ser lesado sob nenhuma hipótese.

A Novo Ideal Consultoria conta com uma equipe composta apenas por profissionais hábeis e totalmente capacitados para ajudar a resolver seu problema, identificando quaisquer irregularidades em seu contrato e evitando a busca e apreensão de seu veículo mediante a revisão de juros abusivos. Assim, você se livrará de toda e qualquer irregularidade que lhe tenha sido imposta, de modo a evitar que a alienação fiduciária te prejudique e faça com que você perca seu veículo irregularmente.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!