Veja como é possível complementar a sua renda com algumas sugestões e dicas que trarão alívio a sua saúde financeira
Como ter uma renda extra é um assunto que tem sido cada vez mais discutido pela população brasileira. Com a crise e a alta dos produtos e queda nos rendimentos do trabalhador, as pessoas se veem cada vez mais tentadas a diversificar suas atividades, na tentativa de garantir sua estabilidade financeira
Além disso, se você observou nossas matérias sobre como guardar dinheiro e faz tudo certinho, mas mesmo assim não sobra nada no final do mês… talvez a renda extra realmente seja uma opção interessante.
Acompanhe as nossas sugestões abaixo. Quem sabe uma delas possa te inspirar rumo a um novo caminho!
Como fazer renda extra de maneira sustentável?
Primeiramente, é bom fazer uma reflexão sobre quais são os seus interesses e aptidões.
Muitas vezes, pessoas do nosso convívio elogiam a forma a qual lidamos com as situações, o tempero da nossa comida ou mesmo o quanto dirigimos bem.
No entanto, em meio a nossa rotina atarefada, esses talentos podem ficar esquecidos ou passarem desapercebidos. Então, a nossa primeira dica é para que você observe que tipo de técnica ou habilidade pode ser canalizada para uma atividade remunerada.
A seguir, listamos algumas opções de como ter uma renda extra que podem ser interessantes:
1. Trabalhar dirigindo ou alugar seu carro
Talvez a opção mais óbvia nos últimos tempos seja essa!
Afinal, aplicativos como a Uber e 99 se tornaram febre na maioria das cidades e uma boa fonte de renda para quem perdeu o emprego ou têm um tempinho ocioso para se dedicar à outras atividades.
Aqui, as vantagens são a flexibilidade de horário, a interação com pessoas novas e a possibilidade de dirigir um pouco mais (para quem gosta).
No caso de quem faz longos deslocamentos com frequência, o Blablacar também pode ser uma alternativa – senão para ganhar uma renda extra, pelo menos para economizar um valor considerável de combustível e manutenção.
Fazendo uso dessa ferramenta, você pode compartilhar o carro com outras pessoas estipulando um valor pela carona, o que ajuda bastante a minimizar custos.
Já para quem não está muito aberto a interagir com outras pessoas ou de trabalhar com público, também é possível alugar seu carro para terceiros, via Moobie por exemplo.
Pesquise bem as opções, sempre levando em conta gastos básicos com o veículo, como manutenção, IPVA, combustível e desvalorização. A partir daí, é só fazer as contas e entender se é interessante para você!
2. Vender doces ou comida cozinhando em casa
Na lista de opções mais comuns, está também a alternativa de usar os dotes culinários para obter dinheiro extra.
Inclusive, falamos sobre essa opção na matéria O que é empreender e 4 dicas para começar agora mesmo, oportunidade em que apresentamos diferentes nichos desse mercado.
Para quem conta com alguma aptidão na cozinha, vale pensar em alguma receita que faça sucesso, organizar uma logística de vendas e criar um cardápio com poucas opções, mas que consiga fazer com regularidade.
Pra quem mora em condomínio ou frequenta grandes grupos como centros religiosos, pode ser interessante divulgar esse tipo de oferta via Whatsapp. Há sempre alguém disposto a provar algo novo – principalmente se você caprichar nas fotos!
3. Monte uma loja virtual
Já pensou em criar uma loja virtual para revender algum produto?
Encontrando um produto de bom custo-benefício e preço acessível, que faça a revenda valer a pena, essa será uma excelente opção para fazer um renda extra. Alguns sites como o Loja Virtual ajudam a criar uma loja virtual de maneira bem simples e acompanhar o estoque e logística de maneira mais intuitiva.
Para quem pretende trabalhar com o desenvolvimento do próprio produto ao invés de revender algo, temos várias opções possíveis, como artesanato, confecção de camisetas, kits, cosméticos, entre outros itens.
O site Elo7 é um site gigante, que reúne milhares de usuários vendendo itens de produção própria. Vale a pena pesquisar para ver o que outras pessoas fazem e como você poderia se inserir nesse mercado.
4. Dê aulas
Sabe dançar muito bem, tem domínio de alguma outra língua ou matéria? A instrumentalização de um desses conhecimentos também podem representar uma fonte de renda extra.
No caso dos idiomas, você pode pegar trabalhos freelancer de tradução em sites como o Freelancer, que são exigidos com mais frequentes do que se imagina.
Já nas matérias, o site Super Prof é uma plataforma imensa onde você pode se cadastrar e dar aulas de matérias escolares ou mesmo de desenho.
Mesmo quem sabe dançar pode oferecer seus serviços online, cobrando o valor que achar mais justo por seu grau de conhecimento e experiência.
Já o Get Ninjas é focado nas matérias e às aulas de reforço.
5. Venda sua arte
Se seu forte é a arte, ótimo! Há plataformas como o Bomblô, onde artistas de diversas frentes podem comercializar suas obras. Há algo melhor do que unir paixão a uma possibilidade de retorno financeiro?
6. Cuide de pets ou crianças
Se você tem um lado mais sensível e acha que cuidar de algo ou alguém é o caminho certo, há uma imensidão de pessoas que necessitam de ajuda com seus pets ou crianças.
No caso dos animais, você pode oferecer seus serviços para alguém que você conheça ou mesmo se cadastrar em plataformas como o Dog Hero, onde você pode tanto hospedar, passar o dia, quanto passear com cachorros e ser reembolsado por isso.
Já para quem ama crianças, é possível se inscrever em plataformas como a Sitly, que conecta quem necessita o serviço a pessoas mais próximas da sua região.
Porém, é bom ter alguma experiência anterior fazendo esse tipo de trabalho ou formação em pedagogia, pois você passará por uma entrevista e com certeza os pais vão querer saber se podem confiar em você para cuidar de seus filhos.
7. Participe de pesquisas virtuais ou encontre bugs em sites
E os analíticos também tem seu espaço! Atualmente, as pessoas podem ganhar dinheiro dando críticas construtivas e opinião sobre produtos e serviços.
Por mais que as pesquisas virtuais não sejam a forma mais rentável de ganhar dinheiro, elas também são em geral muito simples de ser preenchidas.
Portanto, basta se cadastrar em sites como Pinecone Research ou no Livra para responder sobre anúncios, entretenimento e marcas. Conforme você responder, vai gerando pontos que podem ser trocados por produtos e dinheiro.
Além disso, para quem tem interesse e conhecimento em análise de sistemas ou adora hackear, acredite: você também pode ganhar dinheiro encontrando falhas de segurança em sites!
O HackerOne é uma plataforma digital imensa que conta com diversos hackers analisando a web o tempo todo em busca de falhas a serem reportadas e reparadas pelos desenvolvedores. Até o Google entrou nessa onda e o pagamento, além de ser em dólar, costuma valer muito a pena!
Em resumo, essas são algumas ideias de como ter uma renda extra e se encontrar fazendo algo que você goste bastante ou tenha facilidade de administrar.
Esperamos que tenha gostado e confira outras dicas da Novo Ideal para manter sua saúde financeira sempre em dia!