Controle financeiro pessoal: descubra como administrar sua vida

O controle financeiro pessoal é uma ferramenta poderosa para aprender a administrar seu dinheiro e, assim, poder realizar seus projetos. Quem já coloca em prática essa estratégia não tem do que reclamar, pois vem obtendo resultados notáveis.

O mais interessante do controle financeiro pessoal é que não importa qual seja o seu rendimento mensal, é possível colocá-lo em prática. Quer saber como?

Confira este artigo em que listamos tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta.

Dimensione seus gastos mensais

O controle financeiro pessoal começa com um bom dimensionamento de seus gastos. Em outras palavras, é preciso saber para onde o seu dinheiro está indo mensalmente.

Pensando nisso, será preciso listar todas as categorias de despesas recorrentes, como: aluguel, alimentação, transporte, gasto com lazer, contas diversas e afins.

Esse é um ponto bastante intuitivo e até óbvio para muita gente, mas, infelizmente, a maioria das pessoas ainda não se atentou para a importância desse nível de organização, que permite conhecer qual o destino de seus recursos.

Identifique onde é possível economizar

Com um levantamento de seus gastos em mãos, você pode começar a pensar com quais categorias de despesa é possível economizar. Ao perceber que se está gastando demais com transporte, por exemplo, é possível pensar em alternativas para diminuir essa despesa.

A mesma lógica se aplica a qualquer outra categoria, de modo a racionalizar ao máximo a alocação de seus recursos.

É claro que esse trabalho deve ser feito com muito bom-senso, já que não adianta nada cortar em despesas consideradas essenciais e depois não conseguir fazer frente a todos os seus gastos.

Aprenda a comparar preços

Não existe nada mais indicado para economizar e, assim, fazer um bom controle financeiro pessoal, que comparar preços. Quando isso torna um hábito, você passa a ter vantagens financeiras em quase tudo o que for comprar.

Mais que comparar preços, o segredo talvez seja se planejar para adquirir o que precisa e não simplesmente comprar sem refletir pelo tempo necessário. Ao escolher um novo eletrodoméstico, trocar de carro ou de celular, vale conhecer quais as opções de melhor custo benefício e efetuar a compra no momento compatível com sua disponibilidade financeira para não comprometer seu orçamento.

Estipule metas para poupar

Um dos elementos mais importantes do controle financeiro pessoal são as metas para poupar. Isso porque, mais que equacionar seus gastos, é preciso se organizar para investir parte de seus ganhos.

Caso você ainda não tenha esse hábito, comece com pouco e dê continuidade a partir de metas mais ousadas. Ao manter a organização dessa forma, você começará a atingir seus objetivos e assim terá mais estímulo para se manter focado, reorganizando sua vida financeira.

Também não esqueça que, para obter um ganho contínuo de qualidade de vida, é preciso pensar a longo prazo e seguir firme no objetivo de poupar.

Aproveitando que falamos hoje sobre controle financeiro, confira mais este conteúdo de nosso blog sobre “Como realizar um planejamento financeiro assertivo?”. Até a próxima.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!