Estabelecer um bom controle de gasto é um objetivo almejado pela grande maioria dos brasileiros. De acordo com a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o número de famílias endividadas atingiu novo recorde em abril de 2020, chegando a 66,6%.
Esse quadro, considerado alarmante, se deve a combinação de alguns fatores, como desemprego e a atual crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Nesse cenário pouco animador, temos ainda os altos índices de juros embutidos nos bens de consumo e serviço, bem como os juros abusivos do cartão de crédito, por exemplo – declarado o maior motivo de endividamento (77,6% dos inadimplentes afirmam que essa é a principal razão de seus débitos).
Caso você tenha se identificado com essa situação e também se encontre em dificuldades para equilibras as contas, saiba que com todos os fatores adversos ainda é possível conquistar um controle de gastos satisfatório. Quer saber como? Confira o post de hoje.
Controle de gastos pessoais
Com algumas medidas, você vai ver como sair das dívidas e conseguir manter as contas no azul. Vejamos algumas delas.
Negocie suas dívidas
Pode parecer que você tem pouco dinheiro sobrando e que com ele jamais vai conseguir negociar suas dívidas.
Porém, mesmo que você dedique uma pequena parte dos seus rendimentos à quitação de seus débitos, isso já é mais interessante do que acumular os juros que recaem sobre eles.
Como exemplo, o Banco Central afirma que os juros cobrados pela inadimplência no cartão de crédito chegaram a 290% em janeiro deste ano. Ou seja: em um ano de endividamento, você pode triplicar o valor devido.
Pensando nisso, procure os canais de relacionamento das instituições financeiras credoras e busque alternativas para liquidar as suas dívidas. Saiba que muitas delas, sobretudo no atual momento, estão apresentando diversas ações para a recuperação de devedores.
Não compre por impulso
De fato, as ofertas que o mercado em geral oferece são tentadoras. Mas, para quem quer fazer um controle de gastos e começar um planejamento financeiro, essas ofertas funcionam como verdadeiras armadilhas.
Tenha em mente o que é necessário e sempre antes de fazer qualquer compra, reflita por um minuto, usando a razão e não a emoção: “eu realmente preciso disto?”.
Caso a resposta seja não, já sabe! Aguarde um momento mais oportuno para adquirir o que deseja.
Controle entradas e saídas
Frequentemente, nós deixamos nossos rendimentos e gastos sem controle nenhum: se sobrar algo no final do mês, ótimo, senão…que pena. Mas esse é um péssimo hábito!
É necessário entender que, se você não souber como o dinheiro pode trabalhar a seu favor, será refém dele para sempre.
Portanto, a chave para o sucesso no controle de gastos é anotar tudo, entendendo quais são as principais fontes de renda e despesas.
A partir daí, é possível compreender o que pode ser cortado e em que proporção, para poder se planejar financeiramente.
Aplicativo para controle de gastos
Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas recorrem aos aplicativos. Entre eles, existem diversos para controle de gastos. Citamos alguns:
- Guiabolso: é gratuito, conta com 6 milhões de usuários no Brasil e, ao permitir a conexão com seus dados bancários, ele mesmo puxa todas as informações. Assim, classifica suas pendências por categorias (mercado, educação, alimentação, entre outros) e dá dicas que vão desde como economizar até a área que você está gastando mais. Disponível para Android e IOs;
- Minhas economias: completíssimo, o aplicativo permite registrar seus gastos e ver o futuro (o quanto de dinheiro tem em contas parceladas, dívidas e financiamentos) em gráficos simples. Também é totalmente gratuito e tem até uma funcionalidade para economizar dinheiro! Disponível para Android e IOs;
- Organizze: por último, um aplicativo que tem bastante funcionalidades na versão gratuita e outros recursos na versão paga. Instalado por mais de 2 milhões de pessoas, categoriza seus gastos, mostra saldo e contas a pagar de forma bem simples. Disponível para Android e IOs;
Planilha para controle de gastos
Outra opção é fazer uso das tradicionais planilhas. Caso você não queira apelar aos aplicativos e tenha alguma familiaridade com o programa Excel, ótimo!
Alguns vídeos do Youtube mostram como montar uma planilha de controle de gastos, seja de forma mais simples, ou mais elaborada.
Além disso, indicamos a Planilha do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Basicamente, é uma planilha super completa, que organiza suas finanças e gera um gráfico bem explicativo: ideal para quem quer um controle minucioso!
Assim sendo, ficou claro que é importante se organizar e manter o foco na boa administração dos seus recursos, certo?
Somente dessa forma você vai conseguir a estabilidade sonhada e planejar o futuro incrível que merece.
Inclusive, se estiver com dificuldade de pagar seus financiamentos e precisar de revisão e redução de juros, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar a manter seus gastos em dia e auxiliar na sua saúde financeira!