Entenda que é o Rotativo do Cartão de Crédito

Todos nós sabemos que não é fácil ficar com as contas em dia, por esse motivo, o cartão de crédito sempre se torna uma opção aparentemente viável para cobrir aquele buraco deixado para trás, Principalmente quando consideramos a opção de pagar o mínimo possível da fatura, mas o que muitos não levam em consideração é o juros rotativo do cartão de crédito cobrado quando fazemos esse tipo de pagamento.

Em mais esse artigo do blog da Novo Ideal Consultoria explicaremos o que é rotativo do cartão de crédito, como ele funciona, quais as regras de uso do cartão de crédito e como se prevenir para não ter que usar essa opção.

O que é Rotativo do Cartão de Crédito?

Os juros cobrados no crédito rotativo é conhecido por ser um dos mais altos praticados no mercado e por esse motivo, muitas pessoas acabam se endividando e se tornando inadimplentes por não conseguirem pagar a conta no final do mês.

No primeiro momento o rotativo parece ser uma boa opção para saudar a fatura do cartão de crédito e pagar a dívida posteriormente, parecendo ser uma excelente saída para quem está sem dinheiro. No entanto o que quase ninguém leva em consideração são os juros cobrados pelo cartão.

Em 2019, segundo o Banco Central, a taxa média cobrada pelo rotativo do cartão de crédito fechou o ano a 318,9%, 33,5 pontos percentuais a mais do que no ano anterior.

Regras Para Uso do Rotativo

Em abril de 2017 as regras para uso do rotativo cartão de crédito foram alteradas pelo Banco Central.

Antes dessa data, o cliente conseguia pagar a fatura do cartão de forma parcial, durante vários meses, sendo possível continuar comprando normalmente com cartão de crédito até atingir o limite.

O que foi identificado é que esse modelo não permitia que a dívida fosse quitada de forma integral, pois ela aumentava muito rapidamente por conta da alta taxa de juros e a consequência era o cliente que sofria com o efeito bola de neve, acarretando na sua inadimplência.

A nova regra, limita o uso do rotativo para apenas 1 mês, em outras palavras, no mês seguinte em que o cliente tiver qualquer valor em aberto (seja no rotativo ou em atraso), ele deverá fazer o pagamento, sendo a operadora do cartão obrigada a apresentar opções de pagamento com juros menores.

São elas:

  • Realizar o pagamento total da fatura em aberto;
  • Fazer um pagamento parcial e parcelar o restante devido, com juros menores (que o rotativo e parcelas fixas) e IOF;
  • Realizar um pagamento parcial mais o rotativo, ou seja caso ele não queira eu não possa fazer o pagamento parcelado, ele pode cobrir o mínimo referente ao mês em questão e acrescentar o valor do rotativo do mês anterior.

Como deu para anotar, o melhor caminho é não utilizar o rotativo do cartão de crédito ou mesmo parcelar as faturas em atraso, pois ambos possuem juros extremamente altos e abusivos. Por esse motivo, a melhor opção é apostar na reeducação financeira evitando realizar novas compras no cartão até que as anteriores estejam pagas.Para maiores informações e para saber como reduzir o valor da sua dívida de cartão de crédito por causa dos juros abusivos entre em contato com a Novo Ideal Consultoria e fale com um de nossos colaboradores.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!