Cerca de 80% dos carros vendidos no Brasil contam com algum tipo de financiamento bancário. No entanto, vale lembrar que existem diferentes tipos de financiamento e cada um deles possui suas características. O cliente deverá analisar qual é a melhor opção, levando em consideração uma série de fatores. A seguir conheceremos alguns dos tipos de financiamento de veículos:
- Consórcio: este é o mais conhecido modo de realizar o financiamento de veículo. Ele é indicado para pessoas que não precisam do automóvel a curto prazo, tendo em vista que não possível saber quando o consorciado – o beneficiário, investidor – será sorteado, ou melhor, contemplado. É uma modalidade que possui uma série de vantagens financeiras, principalmente porque conta com a menor taxa de juros entre todos os outros financiamentos.
O consórcio é uma espécie de poupança coletiva. Os participantes contribuem com uma parcela fixa todo mês para comprar um veículo. O automóvel não precisa ser previamente determinado e a pessoa poderá utilizar o valor para comprar o modelo que bem entender. Tudo dependerá de como o consórcio será montado. O valor das parcelas pode variar tanto para mais quanto para menos, dependendo do preço do automóvel, redução de impostos, entre outras coisas. O consórcio pode ter a duração de até 84 meses e é cobrada uma taxa de inscrição por quem está prestando o serviço. As pessoas que deixarem de pagar as parcelas serão consideradas excluídas do consórcio e participarão de sorteios mensais entre outros excluídos, tendo direito aos valores já pagos por ele e com penalidades previstas no contrato.
É importante lembrar também que a contemplação ocorre de duas maneiras:
- Sorteio: um sorteio é feito todos os meses entre todos os participantes ainda ativos e com as prestações em dia. A pessoa que for contemplada receberá o valor total ou o carro de maneira antecipada;
- Lance: é possível que um consorciado ativo também faça um lance para receber o bem/valor antecipadamente. A escolha pelo lance a ser contemplado é estipulada no contrato do consórcio.
- Crédito Direto ao Consumidor: outro dos tipos de financiamento de veículos é o conhecido CDC. Este é um empréstimo realizado junto à uma instituição financeira. A pessoa efetua a compra do carro, conseguindo até deixar em seu próprio nome e paga as parcelas para a instituição que concedeu o crédito. No entanto, vale lembrar que o veículo não pode ser negociado, tendo em vista que está ligado à instituição até que todas as prestações sejam pagas. A grande vantagem do CDC é que o carro pode ser pego a hora que o cliente quiser;
- Leasing: o último de todos os tipos de financiamento de veículos é o leasing. Nesse caso o carro ficará em nome da empresa que fará o leasing, no caso, a empresa é a instituição financeira. Funciona como uma espécie de aluguel. Ao término das prestações o veículo poderá passar para o nome do proprietário que escolheu esse financiamento de veículo.
Seja qual for o tipo de financiamento de veículos, se você está enfrentando problemas para o pagamento das parcelas, a Novo Ideal Consultoria pode te ajudar a resolver esse problema. Entre em contato para mais informações.