Ter o nome sujo, infelizmente, é muito mais comum do que gostaríamos de admitir. A taxa de inadimplência no Brasil é altíssima, como apontou a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro de 2020.
O total contabilizado foi de 66,3% dos consumidores possuindo débitos em seus nomes, o que é bastante prejudicial não só para os próprios, como também para a economia do país.
Veja como consultar se seu nome está sujo, as possíveis consequências dessa medida e ainda como fazer para o retirar dos órgãos de proteção ao crédito!
Por que devo evitar ter o nome sujo?
Acima de tudo, ter o nome limpo é uma forma de ter tranquilidade e paz de espírito.
Viver com a constante preocupação de que tem dívidas acumuladas pode ser prejudicial até para a sua saúde!
Além disso, há outros fatores que fazem com que ter o nome sujo seja algo a ser evitável a todo custo. Abaixo, listamos algumas possibilidades, que podem acontecer a depender de cada caso:
-
As inconvenientes (e persistentes) ligações das empresas de cobrança;
-
Acúmulo de juros abusivos – principalmente no cartão de crédito e no cheque especial;
-
Bloqueio de bens (como busca e apreensão de veículo ou tomada de um imóvel);
-
Dinheiro do banco confiscado;
-
Crédito negado no futuro, mesmo após acerto das dívidas;
-
Impedimento em ocupar cargos em financeiras;
-
Falta de credibilidade para alugar imóvel ou conseguir um financiamento;
Evidentemente, é preciso avaliar o tamanho de sua dívida, além do tempo de inadimplência para saber qual o efeito exato que teria. Porém, é preciso entender que há, de fato, consequências bastante desagradáveis em estar com o nome sujo.
Basicamente, toda a situação se torna uma bola de neve, pois em algum momento você deverá arcar com o pagamento e os juros certamente farão com que a dívida aumente.
Sendo assim, o ideal é que você tenha um bom planejamento financeiro para não ter nenhum tipo de problema de negativação.
Como consultar nome sujo?
Antes de mais nada, entenda que a empresa credora pode enviar seu nome aos órgãos de proteção a partir do primeiro dia em que sua dívida se tornar ativa.
No entanto, essa não é uma prática comum: em média, a negativação é feita a partir de 30 dias após o vencimento e após diversas tentativas de contato para cumprimento da obrigação.
Ao que a dívida continua em aberto, essas entidades de proteção são acionadas e servem como “termômetros” para demais empresas, indicando quem são os bons e os maus pagadores.
Dessa forma, um banco pode consultar seu nome junto à essas instituições, por exemplo. É o principal parâmetro para lhe conceder ou não crédito, ou mesmo verificar a melhor taxa de juros para seu caso, segundo sua confiabilidade.
Assim sendo, você pode consultar online se o seu nome está sujo nos principais órgãos:
-
SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito);
-
Serasa Experian, principal fonte de dados de empresas grandes e bancos;
-
SPC, mais voltado às dívidas em comércios;
Lembrando que a consulta de irregularidades é gratuita, a não ser no SPC, onde uma pequena taxa é cobrada.
É importante ressaltar também que há outros órgãos privados que fazem o mesmo trabalho, embora esses sejam os mais frequentemente utilizados.
Como limpar meu nome?
Uma vez que você descobriu que está com o nome sujo, o ideal é encontrar meios de regularizar a sua situação.
O Serasa, por exemplo, costuma já oferecer negociações pré-estabelecidas na própria plataforma. Desse modo, não é necessário entrar em contato com a empresa credora, resolvendo tudo de maneira simples e prática em poucos minutos.
No entanto, caso não concorde com os valores ou encontre alguma irregularidade, é preciso entrar em contato com a empresa para acertar o montante.
Mesmo que opte por um parcelamento, saiba que a partir do pagamento da primeira parcela seu nome já não deve mais constar nos órgãos de proteção ao crédito – sob pena de multa à empresa caso não seja retirado em até 5 dias.
Ainda, há como rever contratos abusivos (de financiamentos em geral, cartão de crédito e cheque especial) em busca de irregularidades e ajustes. A Novo Ideal Consultoria é especialista nesse assunto e garante que as más condutas são muito mais frequentes do que você imagina!
Logo, você pode aumentar o seu score o quanto antes, iniciando o processo para uma vida livre de dívidas e punições financeiras.
Acredite: é possível se livrar de um nome sujo com as ferramentas corretas e dicas financeiras postas em prática!