A importância de guardar dinheiro se fez ainda mais evidente no cenário atual. A pandemia do novo coronavírus foi um evento totalmente inesperado e causou uma crise sem precedentes, que vem levando ao fechamento de empresas, desemprego e, por consequência, uma queda no nível de renda de milhões de brasileiros.
Em momentos como esse, é possível visualizar na prática a importância de contar com uma reserva financeira. Afinal, esse recurso poderia, pelo menos, custear alguns meses de despesas até o início de uma retomada da atividade econômica.
Como você tem lidado com a atual crise? Você contava com alguma reserva financeira para atravessar esse momento de adversidade? Caso sua resposta seja não, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa divulgada em setembro de 2019 pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), revelou que 67% dos consumidores brasileiros não conseguem juntar dinheiro a partir de suas fontes de renda.
A boa notícia é que, embora não exista uma cultura de poupança estabelecida entre os brasileiros, é perfeitamente possível guardar dinheiro de forma regular e estar preparado para lidar com momentos de adversidade como atual. Quer saber como?
Confira o post de hoje com 13 dicas essenciais para se organizar financeiramente.
Como guardar dinheiro?
Algumas dicas para juntar dinheiro vão te ajudar a entender como incorporar esse hábito.
-
Equacione suas dívidas
Primeiramente, entenda que essas dívidas acumulam juros, ou seja: dinheiro a mais saindo da sua conta. Renegocie e pague o que puder!
-
Reveja o essencial
As contas essenciais de uma casa são, por exemplo: energia, gás, luz e alimentação. Veja com o que mais você gasta além desses itens para entender o que não é extremamente necessário e pode ser cortado de seu orçamento.
-
Controle seus gastos
É primordial saber quais são as entradas e saídas de sua conta para entender como fazer o controle de gastos e consequentemente, o planejamento financeiro ideal.
-
Programe para pagar tudo no mesmo dia
Basicamente, agende todas as suas despesas fixas para a mesma data, logo que o salário cair na sua conta. Mesmo que seja triste ver seu dinheiro ir embora repentinamente, isso te dá uma ótima ideia de quanto sobrará e como poderá administrar esse valor.
-
Defina metas de consumo
Há uma regrinha que sugere destinar uma porcentagem do seu dinheiro para cada tipo de gasto:
-
- 50% para gastos essenciais – aluguel e as contas citadas acima, por exemplo;
- 15% para o que é prioridade – dívidas, caso você tenha, ou guardar dinheiro, caso não;
- 35% para estilo de vida – roupas, lazer, academia são alguns exemplos;
Tendo em vista essa recomendação, reorganize suas finanças realocando os recursos que “sobrarem” em uma das outras categorias.
-
Economize logo e sempre
Assim que definir um valor mínimo que é possível juntar de dinheiro, retire essa quantia imediatamente quando receber o salário e programe para fazer isso todos os meses, sem hesitar.
-
Encontre alternativas grátis ou mais baratas
Empreste alguns itens, costure uma roupa antiga, coma menos na rua e mais em casa (ou leve comida para o trabalho), e por aí vai.
Esses são exemplos válidos para tudo, inclusive para o entretenimento (escolher passeios em parques ou assistir televisão em casa são algumas opções).
-
Controle ou abandone o cartão de crédito
Com ele temos a falsa sensação de ter um dinheiro que, na realidade, não possuímos. Portanto, esqueça-o dentro de uma gaveta e comece a pagar tudo em débito ou dinheiro.
Como guardar dinheiro ganhando pouco?
Mesmo ganhando pouco ou com o orçamento reduzido, é possível economizar dinheiro. Além das dicas acima, indicamos algumas outras para quem tem o orçamento bem apertado:
-
Comece com o que tem
Mesmo que só possa economizar R$ 2,00 por dia, tudo bem! Destine o máximo de valor para a sua poupança. Para uma economia na proporção indicada, ao longo de um ano você poderia adquirir, até mesmo um smartphone de baixo custo!
-
Venda o que é desnecessário
Avalie o que não precisa e o que estiver em boas condições, venda nos grupos do Facebook ou sites como Enjoei, Olx ou Mercado Livre.
-
Procure uma renda alternativa
O que você sabe fazer ou pode usar a seu favor para conseguir mais dinheiro? Reflita sobre isso e conquiste uma renda extra!
Como juntar dinheiro rapidamente?
Caso o intuito seja conseguir juntar dinheiro o mais rápido possível para uma finalidade específica ou pensando em constituir uma reserva financeira, temos algumas dicas extras:
-
Guarde tudo o que sobrar
Sobrou um dinheirinho com alguma das medidas acima? Não pense duas vezes e coloque na reserva que preferir.
-
Invista o que puder
Nada de deixar o dinheiro embaixo do colchão, hein? Estude o melhor tipo de investimento para você e veja seu dinheiro render mesmo que pouquinho, todos os meses!
Viu como é possível juntar dinheiro? Com apenas alguns passos, temos certeza que você vai conseguir reorganizar suas finanças e obter uma boa qualidade de vida.
E conte conosco caso tenha um financiamento ou dívida que não consiga pagar devido aos juros abusivos: nós podemos avaliar seu caso e quem sabe, assim, poupar ainda mais o seu dinheiro? Entre em contato com a Novo Ideal.