Como aumentar meu Score?

Muitas pessoas tem dificuldade de entender o que é o score de perfil financeiro. Primeiramente, vamos à tradução: essa palavra significa “pontuação” ou “placar” em inglês.

Mas o que significa ter um score alto ou baixo atrelado a seu CPF?

Ligado a uma série de agentes, a variação indica a confiabilidade que alguém tem para a contratação de crédito no mercado.

Acompanhe esse artigo para entender exatamente sobre o que essa contagem se trata, como consultar seu score gratuitamente e porque é importante manter um bom índice pessoal dessa taxa.

O que é o score de perfil financeiro?

O score é calculado pelos chamados “birôs de crédito”, ou seja: os conhecidos órgãos de proteção.

Atualmente, no Brasil, há quatro as instituições que fazem controle das dívidas e da saúde financeira da população brasileira. São elas: Boa Vista, Quod, SPC e talvez o mais famoso de todos: o Serasa.

Cada uma delas faz seu próprio cálculo para gerar a pontuação, mas alguns fatores são determinantes e comuns a todas:

  • pagamentos de contas em dia;
  • inadimplência/dívidas negativadas;
  • possíveis ações judiciais e
  • dados cadastrais (endereço e idade, por exemplo).

Portanto, em linhas gerais, é como se eles pegassem todas as contas e negociações que estão em seu nome (e CPF) e dessem pontos positivos ou negativos, de acordo com a sua conduta.

O score varia de 0 a 1.000, sendo que quanto mais baixo esse número for, pior avaliado seria seu perfil financeiro e vice-versa 

gráficos representando o que é score

Dessa forma, se você paga todas as suas contas em dia e não está com nenhuma pendência em seu CPF, sua avaliação será positiva, facilitando sua vida na hora de solicitar um empréstimo, um financiamento ou um cartão de crédito.

Como consultar meu score?

A partir de 2020, ficou muito mais fácil consultar o score sem pagar nada. Desde abril, o Serasa disponibiliza em seu site a avaliação grátis de perfil financeiro.

Basta realizar o cadastro para ter acesso à sua média de pontuação, checar quais são as possíveis contas em atraso ou negativadas (e de quais empresas) e fazer uma possível quitação ou negociação por lá mesmo. Tudo bem prático!

Além de poder consultar o score gratuitamente, o site também conta com dicas para manter a sua saúde financeira em dia. Na mesma linha, também disponibilizam essas informações por meio do aplicativo do Serasa para celular. Assim, você pode acompanhar com maior facilidade seus acordos e pendências.

Lembrando que é importante manter suas gastos controlados para não ter seu CPF negativado. No fim das contas, você pode precisar de crédito ou ter uma oportunidade incrível de aquisição de bens e… não ter a operação aprovada devido a seu score baixo.

Por que meu score baixou?

Para quem está se perguntando porque seu score é baixo, cabe verificar se existe alguma pendência em seu nome. Provavelmente, contas se acumularam e você está com dívidas.

O score dificilmente oscila para baixo por conta de uma dívida pontual: ele é muito mais sobre um hábito financeiro, sobre o seu comportamento perante suas responsabilidades.

como aumentar o score pode ajudar nos financiamentos

No entanto, em muitos casos, a pessoa é cobrada indevidamente e não dá atenção às constantes ligações, por considerar descabida ou, infelizmente, algo comum nos dias de hoje, tratar-se de um golpe. 

Seja como for, mesmo que considerado um inconveniente, procure a empresa que reclama a dívida para esclarecer tudo e manter seu cadastro positivo. Caso a cobrança seja improcedente, não hesite em fazer valer seus direitos.

Existindo inadimplência real e comprovada, seu score pode abaixar gradualmente e manter-se reduzido por mais tempo, dependendo de alguns motivos. Por exemplo:

  • o tamanho da sua dívida;
  • se deve para empresas diferentes;
  • o tempo o qual a pendência está em aberto;

Essas são algumas das regras que influenciam negativamente a sua confiabilidade perante o mercado – quanto maior for o grau de cada uma delas, pior para o seu índice.

Ainda, um fator importante o qual as pessoas não se dão conta, é o de manter todos os seus dados cadastrais atualizados.

Frequentemente, as pessoas mudam de endereço e/ou contato e esquecem de notificar as empresas. O que acontece, então, é que as instituições consideram esse consumidor um risco, já que não poderiam encontrá-lo facilmente para efetuar cobranças.

Portanto, com um gesto banal, como esquecer de atualizar seus dados, você pode ser penalizado no score.

Esse é um processo enfadonho, uma vez que você provavelmente já mantém cadastro em uma série de bancos de dados, mas é estritamente necessário para aumentar sua pontuação.

Como aumentar meu score?

Chegamos a questão que todos querem saber: como aumentar o score?

O ponto mais intuitivo é manter-se em dia com suas obrigações financeiras, como já destacamos. Para além disso, ainda é importante:

    1. consultar suas dívidas e as regularizar: entre em contato com cada uma das instituições mencionadas, identificando os valores que estão em seu nome e providencie a quitação;
    2. atualizar seus dados cadastrais: como dito anteriormente, é importante atualizar seus dados – principalmente os de contas básicas como energia, água, telefonia, gás e nos próprios órgãos de proteção;
    3. pagar a fatura completa do cartão de crédito: tenha em mente que pagar parcialmente as faturas também pode diminuir o score. Se programe para controlar seus gastos no cartão de crédito e pagar a totalidade do débito;
    4. apresente informações consistentes: ao informar dados sobre seu perfil financeiro, como nível de renda, endereço, entre outras informações pessoais, é importante não cometer nenhuma imprecisão ou faltar com a verdade. Para evitar fraudes, o Serasa cruza os dados informados com a de outras bases e, verificada qualquer inconsistência, seu cadastro pode ser considerado invalido, impactando seu score.

      Como base, segue uma ideia do nível de risco médio considerado pelo Serasa, de acordo com determinadas faixas de score:

      • até 300 pontos: aponta alto risco de inadimplência;
      • entre 300 e 700: médio risco;
      • acima de 700 pontos: alta probabilidade de quitação;

      Por fim, devemos salientar não existe fórmula mágica! O importante para essas instituições é perceber que você se mantém estável e disposto a arcar com seus compromissos financeiros.

      De acordo com dados do CNDL/SPC divulgados em janeiro de 2020, cerca de 61 milhões de brasileiros possuíam algum tipo de débito pendente. 

      Sabemos que nem sempre é fácil quitar totalmente as pendências, mas com um bom planejamento financeiro, acredite…é possível.

      Para ações revisionais de financiamentos e redução de juros, onte com a Novo Ideal.  

      Related Posts
      Leave a Reply

      Your email address will not be published.Required fields are marked *

      ATENÇÃO:

      A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

      Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!