O juros abusivo é uma prática recorrente entre as instituições bancárias que atuam no Brasil. Principalmente quando se trata de financiamento imobiliário, automotivo, entre outros tipos de bens de maior valor agregado, podemos perceber esse problema de forma recorrente.
Isso porque se tratam de financiamentos de tempo mais estendido, de modo que fica mais fácil mascarar essa prática ilegal. Além disso, temos uma metodologia de cobrança desenvolvida justamente para confundir as pessoas, impedindo que elas conheçam quanto efetivamente estão pagando de juros e encargos sobre o bem.
Para você que já se sentiu ou se sente lesado por essa prática, vale conferir o post de hoje. Falaremos, em detalhes, o que é juros abusivos, como identificar essa prática e de que forma é possível recorrer na justiça. Confira!
Quando o juros pode ser considerado abusivo?
O juros abusivo nada mais é que uma taxa extorsiva cobrada por instituições financeiras. Caso você não saiba, para cada tipo de operação de crédito existe um teto de cobrança estabelecido pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Isto é, em nenhuma hipótese o juros pode extrapolar esse limite.
Você pode consultar aqui as determinações do Bacen a esse respeito.
Como identificar a prática de juros abusivo?
Como destacado no tópico anterior, é possível verificar a cobrança de juros abusivos a partir dos parâmetros estabelecidos pelo Banco Central. No entanto, sabemos que os contratos de empréstimos e financiamentos podem apresentar certa complexidade em seus termos, com muitas variáveis incidindo sobre o método de cobrança, o que dificulta a identificação do juros abusivos.
Nesse contexto, o melhor a se fazer é contar com ajuda especializada. Existem algumas consultorias financeiras, como a Novo Ideal, cuja solução oferecida é exatamente essa: ajudar as pessoas a conhecer a fundo os termos dos contratos de crédito ou financiamento aos quais estão atrelados.
Ao observar qualquer problema ou inconformidade, a própria consultoria aciona a instituição financeira para repactuação da dívida. A Novo Ideal, por exemplo, conta com consultores especializados nesse tipo de negociação.
Como recorrer de juros bancários abusivos?
Caso não seja possível chegar a um acordo por vias amigáveis, como sugerido anteriormente, ainda existe a possibilidade de se recorrer a vias judiciais. Nesse tipo de situação, mais uma vez, a consultoria financeira poderá ser uma espécie de facilitadora.
Na Novo Ideal, por exemplo, temos um departamento jurídico com todo o know-how necessário para representar seus interesses em processos como esse. E por se tratar de um time de advogados com ampla experiência, as chances de você obter sucesso na revisão de seu contrato são grandes. Em alguns casos, após a revisão, o valor da dívida pode diminuir em até 70%.
Por isso, não perca mais tempo e entre contato com a gente diretamente pelo nosso site. Será um prazer atende-lo no que for possível.