Solicitar um empréstimo pessoal pode ser a solução para os problemas de muitas pessoas, mas apesar da facilidade encontrada em diversas modalidades o cliente precisa tomar alguns cuidados e pesquisar muito bem antes de fazer a contratação devido às condições apresentadas por cada instituição.
Nesse artigo do blog da Novo Ideal Consultoria você vai saber o que é necessário para se pedir um empréstimo pessoal e quais os cuidados que temos que tomar com as taxas para que uma revisão de juros abusivos não seja necessária no futuro.
Quais as Vantagens e Desvantagens Com o Empréstimo Pessoal
Existem diversas modalidades de empréstimos no mercado, tais como:
- Empréstimo consignado, também chamado de empréstimo com desconto em folha, cujo desconto é feito diretamente no salário, pensão ou aposentadoria do indivíduo;
- Empréstimo por penhor, onde é feito o penhor de um bem, como joias, realizado pela Caixa Econômica Federal, por exemplo;
- Refinanciamento de imóvel, no qual o imóvel se torna a garantia de pagamento;
- Antecipação da restituição do imposto de renda;
- Antecipação do 13º salário.
Dentre os tipos mais comuns o empréstimo pessoal é o mais comum, devido às inúmeras vantagens que ele traz para o cliente, como a rapidez na contratação, que normalmente é menor que 24 horas e o fato de estar disponível para qualquer pessoa, sendo que alguns bancos aceitam até mesmo clientes com o nome negativado.
Para conseguir esse empréstimo as instituições realizam uma análise de crédito para assegurar que o cliente tem condições de pagar os valores pedidos e pelo fato de não ser tão “exigente” acaba sendo uma das principais escolhas.
No entanto essa modalidade de empréstimo pode ser perigosa, pois apresenta uma série de desvantagens e se o cliente não for atento pode acabar por pagar juros extremamente altos, fazendo com que algo que deveria ser uma solução se torne um problema ainda maior e a necessidade de pedir por uma revisão dos juros abusivos pode ser real.
O que Saber Antes de Solicitar um Empréstimo Pessoal
As condições facilitadas para solicitar o empréstimo pessoal torna a modalidade extremamente atrativa e por esse motivo, muitos clientes se esquecem de conhecer o produto como um todo antes de assinar o contrato.
Pensando nisso separamos as principais dicas para você ficar atento. São elas:
- O prazo de pagamento costuma ser em média de 48 meses (4 anos) e devido ao prazo ser tão grande o cliente precisa se planejar bem quanto ao valor que será pago mensalmente e a taxa de juros que será cobrada;
- A taxa de juros cobrada vai variar de acordo com a instituição financeira escolhida para emprestar o dinheiro, sendo que a porcentagem pode variar de 1,10% até 20,28%, lembrando que quanto menos comprovação de crédito for solicitada maior a taxa de juros tende a ser;
- Qualquer pessoa acima de 18 anos pode pedir o empréstimo, basta apresentar a comprovação de renda necessária;
- Para solicitá-lo é preciso apresentar documentos, como RG ou carteira de motorista, CPF e comprovante de residência.
Mas fique atento caso a dívida não seja quitada, o cliente recebe uma notificação dos órgãos de proteção ao crédito, Serasa ou SPC informando o prazo para o pagamento e caso ele não seja feito o indivíduo fica negativado e o acesso a futuros empréstimos prejudicado.
No entanto, como especialista a Novo Ideal Consultoria entende que em muitos casos as condições impostas pelas instituições torna o pagamento do empréstimo pessoal muito difícil devido às altas taxas cobradas. Por isso realizamos a revisão de juros abusivos de empréstimos de todos os gêneros, financiamentos e dívidas com cartão de crédito. Entre em contato conosco e confira.