Saber como funciona a taxa Selic é fundamental para entender como grande parte da economia do Brasil funciona, sendo um dos mais importantes indicadores financeiros do país. Conhecida como a taxa básica de juros que é usada como base para diversas outras taxas de juros que o mercado cobra.
Nesse artigo do blog da Novo Ideal Consultoria você vai entender o que é a taxa Selic, como ela funciona, qual sua influência sobre investimentos, além de como é feito o cálculo e sua relação com outras taxas, como o IPCA e o CDI. Então acompanhe a leitura até o final e veja como ela pode impactar na vida do consumidor.
O que é Taxa Selic
A taxa Selic é conhecida como a taxa básica de juros, por esse motivo tem influência sobre todas as demais taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras em empréstimos e financiamentos, por exemplo. Além disso, ela é a taxa padrão para referência de investimento em renda fixa, sendo o principal instrumento de político utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação e medir o nível de investimentos do país.
Por ser a referência para a taxa básica de juros, a Selic tem grande influência em diversos outros aspectos da economia, desempenhando um papel importante na definição dos rendimentos de juros sobre empréstimos, a inflação medida anualmente, demais produtos financeiros e outros indicadores como o CDI.
A Selic influencia todos os investimentos em produtos financeiros de renda fixa, como:
- Poupança;
- CDB;
- Tesouro direto;
- LCI e LCA;
- Letra de Câmbio;
- CRI/CRA
Esses investimentos considerados conservadores são conhecidos pela segurança de rendimento perto de 100% do CDI (taxa usada pelos bancos para fazer empréstimos de curto prazo entre eles) e que pode ser resgatada a qualquer momento, dada sua liquidez diária.
Como Funciona a Taxa Selic
Para saber como funciona a taxa Selic é preciso saber também que ela é dividida em dois tipos: a Selic Over e a Selic Meta.
A Selic Over diz respeito às operações feitas entre os grandes bancos. Tendo em vista que o volume de dinheiro que circula diariamente é muito alto, o BC determina que o fechamento de caixa desses bancos seja equilibrado, evitando assim o excesso de dinheiro em circulação, o que ajuda a controlar a inflação.
Para conseguir fechar o caixa de acordo com o que o Banco Central determina, as instituições precisam fazer empréstimos entre si, emitindo títulos com duração de 1 dia (curto prazo). A partir disso, uma média ponderada e ajustada é divulgada diariamente, chamada de Selic Overnight, também conhecida como a Taxa Selic anual.
Do outro lado, a taxa conhecida como Selic Meta tem seu valor estabelecido pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúnem a cada 45 dias objetivando definir quais os caminhos a taxa básica irá tomar no próximo período.
Os bancos utilizam a Selic Meta para determinar a taxa de juros cobrada em empréstimos diários feitos entre as instituições.
Ao saber como a taxa Selic funciona é possível entender também quais os impactos que ela possui na vida do consumidor. Muitos dos juros cobrados pelos bancos são baseados na taxa. Por exemplo: quando a Selic sobe a tendência é os juros cobrados no cheque especial subam, o mesmo acontece quando ela desce, porém não na mesma proporção.
Para conhecer mais sobre a economia e o mercado brasileiro continue acompanhando os conteúdos da Novo Ideal Consultoria. Entre em contato para mais informações.