Inadimplência em São Paulo: Conheça o Número dos Devedores

O endividamento na capital paulista bateu um recorde histórico em novembro de 2019, atingindo 60,5% das famílias, o que reflete diretamente no número da inadimplência em São Paulo, atingindo 21,9% dos lares, o maior nível desde 2010 e uma alta de 3,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2018. Isso significa que mais de 2,38 milhões de famílias possuem algum tipo de dívida.

Esses são os dados da PEIC, Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realiza todos os meses. 

Nesse artigo da Novo Ideal Consultoria mostraremos em detalhes qual é o quadro da inadimplência em São Paulo, além de dar dicas sobre o que você pode fazer para não fazer parte desse grupo, através da revisão de juros abusivos de empréstimos, cartão de crédito e financiamento.

Qual o Perfil da Inadimplência em São Paulo?

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), o ano de 2019 terminou com mais de 61 milhões de inadimplentes no Brasil.

Em São Paulo, os dados da inadimplência alcançam os maiores números desde 2010, ano que a FecomercioSP passou a registrar os números da PEIC, com mais de 2,38 milhões de famílias endividadas, o equivalente a 60,5% das casas paulistanas. 

O principal causador da inadimplência em São Paulo continua sendo a dívida com cartão de crédito, com mais de 75% do total, algo devido não só ao mau planejamento, mas também as taxas de juros exorbitantes do rotativo que atingiu mais de 300% em 2019. Em segundo lugar aparece as dívidas com carnês, com 13,8% do total, na sequência aparecem o financiamento de casa, com 10,9% e o financiamento de carro, com 10,4%.

Com exceção das dívidas de carnês, que se devem muito pelo fato das lojas terem processos de verificação de crédito mais simplificados que as instituições financeiras, as outras três categorias já são velhas conhecidas, principalmente por que é comum haver cobranças abusivas. 

A pesquisa ainda indica que dentre as famílias que ganham mais de 10 salários mínimos o número de inadimplentes é de 45%, enquanto nas que ganham menos de 10 salários esse número é de 58% em média, sendo que aproximadamente 8% das famílias declaram não terem condições financeiras de quitar as suas dívidas, ou seja, mais de 340 mil lares estão nessas condições apenas em São Paulo. 

Como fazer para não se tornar inadimplente

O mais importante para evitar a inadimplência em São Paulo é ter bons hábitos financeiros, fazer tabelas de gastos e controlar todo o dinheiro que entra e sai. No entanto, nós da Novo Ideal Consultoria sabemos que as coisas não são tão simples e basta um pequeno deslize no planejamento para que uma dívida controlada se torne uma bola de neve. 

Isso ocorre, pois as instituições financeiras praticam juros altíssimos e muitas vezes abusivos com relação ao cartão de crédito e financiamentos imobiliários e de veículos. Por esse motivo, é importante contar com uma empresa confiável que pode te ajudar a diminuir drasticamente esses dividendos. 

Não faça parte desse grupo de inadimplentes entre em contato com a Novo Ideal Consultoria e entenda como podemos te ajudar através da revisão de juros abusivos sobre empréstimos financeiros e endividamento de cartão de crédito. Entre em contato para mais informações.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!