Como Funciona o Limite do Cheque Especial

Qualquer correntista deve saber como funciona o limite do cheque especial, pois essa é uma modalidade de empréstimo pré-aprovado de fácil acesso e por esse motivo pratica uma taxa de juros que está entre as mais elevadas do Brasil, a frente até mesmo dos juros rotativo do cartão de crédito.

Pensando nisso, a equipe do blog da Novo Ideal Consultoria elaborou esse conteúdo para explicar como é realizado o cálculo do limite do cheque especial e quais os cuidados que o cliente precisa ter para que não contraia uma dívida ao utilizar esse serviço.

Conheça as Principais Características do Limite do Cheque Especial

A principal característica de como funciona o limite do cheque especial está na forma de acesso à modalidade, por ser um produto que está disponível (em maior ou menor quantidade) para qualquer correntista os juros praticados pelos bancos são extremamente altos.

Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), os juros do cartão de crédito e do limite do cheque especial são os maiores do Brasil.

Em 2019 a média mensal dos juros da categoria foi de 12,4%, fechando ano com mais de 350%. Enquanto os juros do cartão de crédito ficaram em torno de 287% no mesmo ano, 64 vezes maior do que a taxa Selic (a taxa básica de juros).

Alguns bancos isentam seus clientes das taxas de juros até os primeiros 10 dias, mas após o período o valor é descontado diretamente da conta.

Como é Feito o Cálculo do Limite do Cheque Especial

Para saber como funciona o limite do cheque especial é preciso também saber como é feito o seu cálculo.

Esse cálculo é feito diariamente e a taxa pode variar de uma instituição financeira para outra, sendo que o cliente pode saber qual é essa taxa acessando o site do seu banco ou do Banco Central.

Para realizar o cálculo não é necessário ter habilidades matemáticas avançadas, basta apenas dividir a taxa de juros mensal que o banco aplica pela quantidade de dias do mês, dessa maneira temos a porcentagem por dia. Por exemplo: se a taxa praticada pelo banco for de 10,81% e o mês for de 30 dias, os juros diário será de 0,36%.

Contudo, achar o valor exato da taxa pode ser complicado e por esse motivo, todos os especialistas financeiros aconselham aos clientes que utilizem o limite do cheque especial apenas em casos de extrema necessidade.

Recentemente Conselho Monetário Nacional estabeleceu um teto sobre os juros do cheque especial em 8% ao mês, esperando estabilizar os cofres das instituições financeiras, para cobrarem menos pelos serviços e produtos oferecidos aos clientes e ao mesmo tempo desencorajar os correntistas a utilizarem esse tipo de serviço.

Essa medida entrou em vigor no início de janeiro de 2020 e a esperança é que os bancos arrecadem R$ 26 bilhões a menos em média com o cheque especial.

O Conselho Monetário Nacional autorizou que as instituições cobrem uma tarifa de 0,25% para o uso do limite do cheque especial maior que R$ 500 reais, com o intuito de compensar a perda.

Por esse motivo, o cliente deve continuar atento para não pagar taxas incoerentes e abusivas com o serviço contratado e para não correr o risco de ser prejudicado é importante poder contar com uma empresa de confiança como a Novo Ideal Consultoria que pode ter ajudar a não pagar juros abusivos nos produtos bancários. Entre em contato conosco e confira.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

ATENÇÃO:

A Novo Ideal Consultoria não faz empréstimos tampouco o serviço de aumento de Score.

Acabe com suas dívidas com até 70% de desconto!