Utilizar o seguro de moto é fundamental para evitar que o piloto tenha prejuízos em possíveis acidentes e esteja resguardado em caso de hospitalização, além de assegurá-lo em diversos imprevistos. No entanto, saber qual o melhor seguro para as suas necessidades pode ser complicado.
De fato não há um passo a passo que simplifique a escolha do melhor seguro, a escolha correta é feita a partir do levantamento de dados importantes sobre o piloto e suas necessidades reais. Por esse motivo, a Novo Ideal Consultoria preparou esse conteúdo exclusivo para auxilia-lo nesse momento. Acompanhe a leitura até o final, com segurança e aproveite.
Por que Escolher um Seguro de Moto?
O principal motivo para a escolha do seguro de moto são os acidentes, que não só danificam os veículos, mas ainda colocam a vida do motociclista em perigo.
Nos últimos 10 anos (período entre 2010 a 2019) no Brasil, mais de 2,5 milhões de brasileiros ficaram inválidos para o trabalho devido a acidentes de moto e outros 200 mil morreram pelo mesmo motivo, um número que passou de 8% para 33% em 17 anos, segundo dados estatísticos do DPVAT.
Mesmo assim, alguns estudos apontam que apenas 1 a cada 53 mil veículos são assegurados e isso pode ser atribuído a inúmeros fatores, como a falta de informação sobre os melhores seguros, por exemplo, pois muitas vezes, a seguradora oferece planos que não são interessantes ao piloto por motivos financeiros e por não atenderem suas principais necessidades.
Por esses motivos, no próximo tópico daremos algumas dicas para escolher um seguro de acordo com as suas principais necessidades.
Algumas Dicas Para Escolher o Seguro da Moto
Como dissemos no início não há um seguro pronto para cada perfil de motociclista esperando por você, pois a seguradora precisa identificar o perfil de cada indivíduo, recolher seus dados, bem como os do veículo, para montar uma oferta que atenda todas as suas necessidades.
Contudo, antes de chegar o momento da compra, alguns cuidados devem ser tomados, tais como:
- Fazer o orçamento com diversas seguradoras – Nesse momento você não pode ter preguiça, pesquise e faça orçamento com o máximo de seguradoras possíveis, a comparação de preços vai permitir que você tenha uma margem de pechincha, caso a seguradora que tenha o plano ideal não tenha um bom preço;
- Cuidados necessários para motos comerciais – Existem seguros específicos para quem trabalha com a moto, por esse motivo você deve se atentar se a cobertura do seu seguro é específica para fins comerciais. As diferenças existem, pois uma moto dessa categoria é muito mais utilizada do que um veículo de lazer, logo precisa de atenção especial;
- Priorize o que é realmente necessário – Muitos seguros tentam “empurrar” benefícios extras, embutindo o preço no valor total, fique atento a isso. No primeiro momento dê preferência ao que realmente precisa, adicionais vêm em segundo plano, quando o objetivo principal for cumprindo;
- É hora da escolha – Pesquise em sites especializados, veja depoimentos de outros motociclistas, tenha certeza da idoneidade da seguradora escolhida e claro do valor da franquia contratada.
Para esclarecer todas as dúvidas com maior assertividade consulte um corretor especializado, pois essa é a melhor forma de se manter atualizado e ficar ciente das melhores ofertas.