Ter apenas uma prestação do seu veículo em atraso já é o suficiente para que a instituição financeira responsável pelo seu contrato entre em contato com você para fazer cobranças ou até mesmo te encaminhe a carta de aviso de recebimento (AR) para realizar a busca e apreensão de caminhão.
Um dos maiores motivos para isso ocorrer pode ser visto no cenário econômico atual do país, que devido à escassez de ofertas dificulta ainda mais que as pessoas tenham empregos formais e também nas condições do contrato estabelecido que muitas vezes possui cláusulas abusivas e ou prejudiciais para o cliente.
Pensando nisso, a Novo Ideal Consultoria preparou um conteúdo com dicas para você saber como evitar a busca e apreensão de caminhão e ter outras opções para renegociar a sua dívida.
Como é o processo de busca e apreensão de caminhão?
Muitas vezes conseguir pagar as parcelas do seu financiamento veicular em dia é o verdadeiro desafio para os caminhoneiros. Saber como evitar a busca e apreensão de caminhão é fundamental, principalmente em momentos de crise, no qual a oferta de trabalho para a categoria se encontra cada vez menor, com fretes mais escassos e muito mais baratos.
O processo de busca e apreensão consiste em uma ação judicial ingressada pelo banco, que busca tomar o bem em posse do cliente devedor, a fim de saldar a dívida com o próprio veículo. Essa ação é garantida em contrato e pode acontecer assim que o devedor atrase ao menos uma parcela do financiamento.
Entretanto, normalmente a instituição financeira aguarda em média três meses em atraso antes de ingressar a ação e encaminhar um aviso de recebimento para o cliente. Algo normal, pois no primeiro mês o valor pago pela instituição para ingressar devidamente a ação é mais caro.
De qualquer modo, o processo de busca e apreensão só pode ocorrer quando a carta de aviso de recebimento chegar ao endereço do cliente, ela deve ser emitida por um juiz de duas formas diferentes: por uma carta extrajudicial ou pelo protesto de título.
De que maneira eu posso evitar a busca e apreensão de caminhão?
Existem sim maneiras em como evitar a busca e apreensão de caminhão, isso por que muitas delas são feitas de maneiras irregulares e abusivas, o que torna a ação ilegal, segundo informações da ABC, Associação Brasileira de Comerciantes, aproximadamente 90% desses processos de busca e apreensão e reintegrações de posses que ocorrem no Brasil são ilegais, pois ferem de alguma forma os direitos do devedor.
As principais cláusulas ilegais são:
- Contratos irregulares que possuem taxas, comissões, tarifas e juros cobrados de maneira ilegal, inclusas no valor do financiamento sem que o cliente saiba;
- O cálculo e cobrança de juros de mora das prestações feitos de maneira distorcida, que tornar os juros abusivos e em alguns casos eles não são nem ao menos mencionados;
- Fazer o protesto de prestações atrasadas em cartórios de outros estados também é ilegal, pois o cliente não consegue ser notificado de maneira correta.
Uma ação revisional do contrato do veículo é capaz de identificar qualquer irregularidade do contrato e assim evitar a busca e apreensão do caminhão, além disso, outras dicas são válidas.
Tais como:
- Não financiar a compra do caminhão;
- Não acumular parcelas em atraso;
- Informar-se sobre todos os seus direitos e deveres para com o contrato assinado;
- Procurar por auxílio de profissionais qualificados.
A ação revisional pode ser a sua melhor arma para não perder seu veículo, contudo a informação e prevenção são igualmente importantes. Procure por profissionais que possam te orientar sobre esses tipos de processos antes mesmo dele acontecer, fale com a Novo Ideal Consultoria.