Já é de conhecimento geral que o seguro de carro é extremamente importante, pois ele assiste o motorista em diversos tipos de imprevistos, como pequenos e grandes acidentes, em caso de roubo ou em pequenos contratempos como ao esquecer as chaves dentro do veículo, por exemplo.
Mas como escolher o seguro de carro adequado para você? Podemos te garantir que não há uma fórmula mágica, mas existem sim alguns passos que podemos seguir para escolher a melhor seguradora e o produto que atenda a todas as nossas necessidades. Então continue sua leitura até o final em mais esse conteúdo do blog Novo Ideal Consultoria.
Por que Ter Um Seguro de Carro?
De acordo com dados divulgados no jornal do carro do Estadão e levantados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG), em média 70% dos veículos do Brasil circulam sem seguro, com isso, aproximadamente 31 milhões de veículos estarão circulando sem a cobertura. Esses dados mostram o quão importante é ter esse tipo de serviço.
Além da cobertura contra roubo e acidentes, o seguro de carro assiste o motorista quanto aos custos de conserto do veículo e das contas médicas em casos mais graves, além disso, pequenos problemas também estão cobertos, caso o veículo quebre na estrada o motorista pode contar com a ajuda de um guincho ou de um chaveiro para abrir o carro em emergências.
Mas se o seguro é tão importante, por que tantos carros estão sem? Um grande entrave para os motoristas está nos valores e na cobertura do serviço, muitos não sabem como escolher o seguro de carro de acordo com seu perfil e assim, além da barreira financeira, não adquirem o produto por não se identificarem com as coberturas oferecidas.
Como Escolher o Seguro de Acordo Com o Seu Perfil
Não existe um seguro de caro que já esteja pronto para o seu perfil, isso por que a seguradora precisa traçar o seu perfil e recolher seus dados e do veículo para montar um plano que esteja de acordo com as suas necessidades. Mas antes de chegar até uma seguradora é preciso tomar alguns cuidados tais como:
- Realizar uma cotação com diversas seguradoras antes de escolher a melhor para o seu perfil;
- Verifique a reputação da empresa, consulte-a nos órgão regulamentares da categoria, como a Susep (Superintendência de Seguros Privados) e no CNseg, por exemplo;
- Além disso, reflita a respeito do serviço que precisa, não priorize apenas o preço, muitas vezes o serviço com menor valor não irá cobrir todas as suas necessidades;
O passo seguinte é a escolha do seguro propriamente dito, nesse momento o motorista deve ter em mente o que procura, para que a seguradora possa ajudar na escolha do melhor serviço. Outros pontos que é necessário prestar atenção inclui:
- Pesquise em sites especializados, alguns deles oferecem uma cotação simples e rápida das coberturas e valores das melhores empresas do ramo;
- Saber a opinião de quem já possui um seguro de carro é uma ótima maneira de formar uma opinião sobre o serviço;
- Uma vez decidido fique atento às coberturas e valores, esses não são alterados, contudo serviços adicionais podem surgir e eles sim podem alterar os valores e coberturas;
- Verifique os benefícios extras, o seguro é majoritariamente para momentos mais graves, porém é sempre bom poder contar com uma ajuda para as pequenas turbulências do dia a dia;
- A última dica tem a ver com o pagamento, verifique a flexibilidade oferecida pela seguradora, se planeje antes de assumir essa conta, analise as condições de pagamento, quantidade de parcelas, se existem acréscimos de valores, entre outros.
Para maiores dúvidas conte sempre com a ajuda de um corretor, essa pode ser a melhor maneira de permanecer atualizado e ter acesso as melhores ofertas. Dúvidas para manter o pagamento das parcelas? Entre em contato para mais informações.