Ter uma dívida não é nada legal, não é mesmo? As cobranças contínuas provocam dores de cabeça, estresse e perda de sono.
Mas existem formas de fugir dele. É preciso força de vontade, mas é possível sim. Veja 5 hábitos que levam ao endividamento e que, por isso, devem ser evitados.
- Cartão de crédito
Muitas pessoas esquecem que o cartão de crédito não substitui o dinheiro. Ele apenas facilita a aquisição. Assim, elas possuem a falsa impressão de terem um poder de compra maior do que realmente possuem.
Além disso, os juros do rotativo do cartão de crédito são os maiores do mercado. Dessa forma, as parcelas, na maioria das vezes, vêm com juros, que vão se acumulando. E, conforme o tempo passa, vai ficando cada vez mais difícil de quitá-las.
Por isso, evite comprar no cartão, principalmente coisas de pequeno valor e coisas de valor muito alto (pois quanto maior o preço do produto, maiores os juros).
Tenha apenas um cartão de crédito e utilize-o somente quando for realmente necessário e vantajoso.
- Não ter um planejamento
Não ter um planejamento das contas que deverão ser pagas nos próximos meses, é a forma mais fácil de se endividar. Isso porque, como você não sabe os gastos que terá nos próximos meses, pode acabar fazendo novas dívidas que acabarão acumuladas com as antigas, virando assim, uma bola de neve.
Por isso faça um planejamento financeiro com suas contas!
3 – Não poupar
Faça sua poupança pessoal. Em casa ou no banco, não importa. O interessante é separar 20% do você ganha mensalmente. Dessa forma você terá recursos financeiros, que te ajudarão a não se endividar, caso surja alguma emergência.
Quem possui o hábito de poupar, mostra que valoriza seu dinheiro e não está disposto a jogá-lo fora com coisas inúteis. Além disso, aquele que economiza dificilmente se endivida, já que está preparado para situações inesperadas.
4 – Comprar sem pesquisar os melhores preços
Atualmente, com a internet, não é tão difícil pesquisar por melhores preços.
Quando se compra no primeiro lugar em que se encontra o produto, corre-se o risco de pagar um preço mais elevado. O endividamento poderá surgir na medida em que, se sentindo incapaz de arcar com preços muito altos, o consumidor comece a parcelar compras no cartão, seja no cartão de crédito pessoal ou nos cartões das lojas, supermercados e outros estabelecimentos.
Por isso pesquise! Dessa forma, você pode encontrar melhores preços ou formas de pagamento, que te impedirão que se endividar.
5 – Viver fazendo empréstimos
Imprevistos acontecem e em algumas situações é necessário solicitar um empréstimo. Se esse for o caso, que seja uma dívida barata. Evite dívidas caras e tóxicas como cartão e cheque especial.
Uma dívida é boa quando tem taxas baixas e quando é realizada com cautela. Veja se a parcela cabe no seu bolso e insira o pagamento no seu planejamento.
E aí? Você possui um desses hábitos que citamos?
E você já está endividado? A Novo Ideal te ajuda! Entre em contato com nossa equipe e descubra como.