A forma como você lida com o seu dinheiro é muito mais importante do que o valor do seu salário. Se você não possui um bom planejamento financeiro, não vai adiantar ter um alto salário, pois seus gastos serão tão altos quanto ele ou até maior.
A ideia de que um salário gordo é a solução para todos os problemas, só te impede de ver uma verdade simples: para economizar é preciso tempo para planejar seus gastos e saber viver um padrão de vida coerente com o seu salário.
E é possível economizar dinheiro mesmo ganhando pouco. Nós vamos te mostrar como. Então continue a leitura!
1 – Controle suas contas
Como já dissemos na introdução deste artigo, ter um planejamento financeiro é o primeiro passo para economizar algum dinheiro.
E quando falamos em fazer um planejamento financeiro não estamos falando em apenas listar as despesas. Mas sim em olhar e analisar suas contas com muita atenção, e assim evitar multas por atraso, pagamentos de juros e gastos desnecessários.
Nesse momento, disciplina e organização deverão estar ao seu lado.
2 – Cuidado com o cartão de crédito
Se o cartão de crédito não for bem utilizado, pode comprometer o orçamento de forma drástica. Por isso, um dos maiores erros de planejamento financeiro é não entender o fluxo dessa forma de pagamento e se acostumar a acumular parcelas de compras diversas sem pensar no impacto que isso terá no futuro.
Sempre que possível, opte por comprar à vista. Controle a ânsia de consumo, junte recursos e adquira o produto ou serviço pagando de uma só vez. Isso aumenta o seu poder de barganha na hora da compra, permitindo descontos e outras vantagens. Além disso, você evita gerar uma dívida de vários meses para ser paga.
3 – Faça uma listinha quando for ao supermercado
Sair de casa com uma lista de compras para o supermercado, é essencial para você que deseja apenas comprar o que é necessário e não extrapolar o valor de sua compra.
Outra dica importante é evitar ir às compras com fome. Isso é um perigo, porque a fome pode fazer com que optemos por comprar produtos que não são necessários.
4 – O bom e velho cofrinho
Resgate aquele antigo cofrinho que você guardava moedas quando criança!
Guardar moedas possui um efeito lúdico e é prazeroso, já que ao ver o cofrinho encher e ficar cada vez mais pesado, você se sente feliz e cada vez mais motivado.
Quando você já tiver economizado um valor significante, deposite o dinheiro do cofrinho em algum tipo de investimento. Afinal, dinheiro parado é corroído pela inflação.
5 – Controle o lazer
Sair com os amigos ou familiares é muito importante para a saúde física e mental das pessoas, pois distrai a mente. Mas é bom estabelecer um limite no número de vezes que você sai e/ou procurar alternativas mais baratas, como reuniões em casa, etc.
O indispensável é ter equilíbrio, e saber quais consequências elas terão em seu orçamento.
Conclusão
Adapte o seu orçamento para cortar aqueles gastos não essenciais e assim conseguir juntar dinheiro para pagar outras atividades ou até mesmo suprir as necessidades básicas.
Ninguém disse que seria fácil, mas acredite, é algo que trará incríveis resultados.